Evento aconteceu na Casa da Cultura.
Os trabalhos realizados pelos professores alfabetizadores participantes do curso do PNAIC durante o ano foram expostos e apreciados pelo público presente, sendo muito elogiado pela formadora Heide Miranda.
Após a abertura do evento pela Profª Marialba, que agradeceu a presença de todos, salientando a importância do professor e dos pais na educação municipal, iniciaram-se as apresentações das EMEBs que foram muito aplaudidas pelo público presente, pois os alunos demonstraram seus preciosos talentos de acordo com a programação:
a) COMENDADOR HIRAYUKI ENOMOTO
ORQUESTRA INFANTIL – EMEB COM. HIRAYUKI ENOMOTO – Proejto de Bem com a Vida II – sob a coordenação do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.
MÚSICAS: “É PRECISO SABER VIVER”, POPURRI FOLCLÓRICO e POPURRI DOS ANOS 60.
b) PROFª CELDA MELLO OLIVEIRA – alunos dos 2ºs e 3ºs anos ensaiados pelas alunas Maria Eduarda e Kamile sob a coordenação das Profªs Patrícia e Rosane.
POESIA: A BAILARINA – CECÍLIA MEIRELES E BALÉ – CIRANDA DA BAILARINA – CHICO BUARQUE DE HOLANDA
c) MARIA ELZA DE AGUIAR DOMINGUES – alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos-
TEATRO: “ASSEMBLÉIA DOS RATOS”
A professora alfabetizadora Amanda Angélica Trentin prestou depoimento sobre os benefícios do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para sua prática pedagógica.
A EMEB Profª Celda Mello Oliveira apresentou o livro “Arara Azul”, produto final do Projeto Arara desenvolvido pelos alunos da Profª Zélia Ribeiro que presenteou com muito carinho um exemplar às autoridades presentes.
A professora Heide Struziatto Miranda, da UNESP São José do Rio Preto, com experiência nos EUA e Reggio Emília – Itália, enriqueceu o evento com a palestra sobre “Alfabetização como direito humano”. Reforçou a importância do papel do professor e da participação dos pais na formação do aluno e no seu desenvolvimento como ser humano.
Para a Secretária, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, o Seminário trouxe para discussão e reflexão o processo mais importante da educação formal que é a alfabetização sob a ótica do letramento.