1º Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi realizado na última semana

Evento aconteceu na Casa da Cultura.

nishiyama 304 07180Na última quinta-feira (21) a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu o I Seminário Municipal do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. O evento contou com a presença da Vice- Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, a palestrante da noite, Profª Heide Struziatto Miranda, formadora do PNAIC – polo São José do Rio Preto, o coordenador do programa no município, Prof. Moacir Ferreira Amorim, a orientadora de estudos Profª Maria José Carneiro, a Secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Sra. Maria Lúcia de Freitas Sossolote, os professores do Ensino Fundamental, Educação Infantil, alunos, pais e outros convidados.

Os trabalhos realizados pelos professores alfabetizadores participantes do curso do  PNAIC durante o ano foram expostos e apreciados pelo público presente, sendo muito elogiado pela formadora Heide Miranda.

Após a abertura do evento pela Profª Marialba, que agradeceu a presença de todos, salientando a importância do professor e dos pais na educação municipal, iniciaram-se as  apresentações das EMEBs que foram muito aplaudidas pelo público presente, pois os alunos demonstraram seus preciosos talentos de acordo com a programação:

a)      COMENDADOR HIRAYUKI ENOMOTO

ORQUESTRA INFANTIL  – EMEB COM. HIRAYUKI ENOMOTO – Proejto de Bem com a Vida II – sob a coordenação do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.

MÚSICAS: “É PRECISO SABER VIVER”, POPURRI FOLCLÓRICO e POPURRI DOS ANOS 60.

b)       PROFª CELDA MELLO OLIVEIRA – alunos dos 2ºs e 3ºs anos ensaiados pelas alunas Maria Eduarda e  Kamile  sob a coordenação das  Profªs Patrícia e Rosane.

POESIA: A BAILARINA – CECÍLIA MEIRELES E BALÉ – CIRANDA DA BAILARINA – CHICO BUARQUE DE HOLANDA

c)      MARIA ELZA DE AGUIAR DOMINGUES – alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos-

TEATRO: “ASSEMBLÉIA DOS RATOS”

A professora alfabetizadora Amanda Angélica Trentin prestou depoimento sobre os benefícios do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para sua prática pedagógica.

A EMEB Profª Celda Mello Oliveira apresentou o livro “Arara Azul”, produto final do Projeto Arara desenvolvido pelos alunos da Profª Zélia Ribeiro que presenteou com muito carinho um exemplar às autoridades presentes.

A professora Heide Struziatto Miranda, da UNESP São José do Rio Preto, com experiência nos EUA e Reggio Emília – Itália, enriqueceu o evento com a palestra sobre “Alfabetização como direito humano”. Reforçou a importância do papel do professor e da participação dos pais na formação do aluno e no seu desenvolvimento como ser humano.

Para a Secretária, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, o Seminário trouxe para discussão e reflexão o processo mais importante da educação formal que é a alfabetização sob a ótica do letramento.