Educação de Base em Transformação: Programa LEEI _ Leitura e escrita na educação infantil

Na busca incessante por melhorias no ensino brasileiro, uma iniciativa promissora vem ganhar destaque. O Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas renomadas, lançou o Programa de Formação LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, parte integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A complexidade dessa tarefa levou a estruturar o curso em oito cadernos, destacando, em cada um deles, temas relacionados à temática que são abordados articuladamente uns aos outros, permitindo  ampliar o diálogo sobre teorias e práticas que informam e dão concretude ao trabalho docente.

A proposta apresentada pela UFMG/UNESP de Presidente Prudente  destaca a importância de reconhecer e valorizar as culturas infantis, integrando o lúdico e as brincadeiras ao processo de aprendizagem.  A formação tem  foco  na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

O primeiro encontro em Pereira Barreto aconteceu no último dia 6, no Centro de Formação do Professor, com a participação de 38 professores que atendem a faixa etária de 4 e 5 anos . O encontro foi ministrado pela formadora municipal Rita Angelica da Silva Mazareli e pela articuladora municipal/supervisora de ensino Silmara Vania Muniz da Silva.

“Foi um dia de grande aprendizado, onde os cursistas vivenciaram práticas de aprendizagem que viabilizou o compartilhamento do conhecimento e experiências através da discussão e integração, momentos esses que seguirão no decorrer do ano de 2024”, ressaltou Silmara. O LEEI é um curso de aperfeiçoamento com módulos semanais intercalados com encontros presenciais e remotos realizados na plataforma AVAMEC, totalizando uma carga horária de 120 horas ao longo de oito meses. O curso é totalmente gratuito e oferece certificação pela UFMG e pela UNESP de Presidente Prudente.