Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura Municipal realizou formação continuada sobre os descritores

Curso de Formação sobre os Descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa buscou explorar as diversas possibilidades de trabalho para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana, o Curso de Formação Continuada em parceria com a Somos Educação, com foco nos Descritores de Língua Portuguesa. O curso foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” e contou com a participação de professores e gestores do ensino fundamental.

O curso foi ministrado pela Doutora em Educação, Profª Fabiana Vigo, que também atua como Diretora de Escola na rede municipal do município de Barretos. Reforçar a capacidade de reconhecer as principais habilidades presentes nos descritores, relacioná-las com os conteúdos trabalhados no material didático, experimentar práticas e vivências para o trabalho de tais habilidades e a possibilidade de construir intervenções para o desenvolvimento da competência leitora foram os principais objetivos da formação.

Deve-se considerar também as questões emocionais, portanto, é preciso garantir a máxima tranquilidade, confiança e respeito não apenas durante as aulas, mas principalmente nos momentos de simulados e demais avaliações. Foi proporcionada uma reflexão sobre o papel do professor no processo de avaliação, onde é necessário que o mesmo se aproprie dos resultados da turma para que após as análises, sejam realizadas as devidas intervenções.

Outro aspecto citado e de extrema importância, é a parceria entre escola e família mediante a co-responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem, a fim de transcender os muros da escola em busca do desenvolvimento integral dos alunos nas diferentes áreas. Os trabalhos foram encerrados com uma oficina de atividades práticas e socialização das ideias entre os profissionais da educação.