Prefeitura Municipal realizou formação continuada sobre os descritores

Curso de Formação sobre os Descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa buscou explorar as diversas possibilidades de trabalho para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.  

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana, o Curso de Formação Continuada em parceria com a Somos Educação, com foco nos Descritores de Língua Portuguesa. O curso foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” e contou com a participação de professores e gestores do ensino fundamental.

O curso foi ministrado pela Doutora em Educação, Profª Fabiana Vigo, que também atua como Diretora de Escola na rede municipal do município de Barretos. Reforçar a capacidade de reconhecer as principais habilidades presentes nos descritores, relacioná-las com os conteúdos trabalhados no material didático, experimentar práticas e vivências para o trabalho de tais habilidades e a possibilidade de construir intervenções para o desenvolvimento da competência leitora foram os principais objetivos da formação.

Deve-se considerar também as questões emocionais, portanto, é preciso garantir a máxima tranquilidade, confiança e respeito não apenas durante as aulas, mas principalmente nos momentos de simulados e demais avaliações. Foi proporcionada uma reflexão sobre o papel do professor no processo de avaliação, onde é necessário que o mesmo se aproprie dos resultados da turma para que após as análises, sejam realizadas as devidas intervenções.  

Outro aspecto citado e de extrema importância, é a parceria entre escola e família mediante a co-responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem, a fim de transcender os muros da escola em busca do desenvolvimento integral dos alunos nas diferentes áreas. Os trabalhos foram encerrados com uma oficina de atividades práticas e socialização das ideias entre os profissionais da educação.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]