Professores especialistas em Arte e Educação Física e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Pereira Barreto, reuniram-se com a formadora Amélia Natalina Constante Garcia – Assessora da Editora FTD, no Centro de Formação do Professor “Profª Nilse Emília Garcia Carneiro”.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Editora FTD, realizou no último dia 17 (2ªf), uma formação com os professores dos currículos de Arte e Educação Física das Escolas Municipais de Educação Básica, com a finalidade de dialogar e refletir sobre as práticas em sala de aula com estratégias de ensino que influenciam o aprender: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Uma abordagem sobre o olhar que vai além do ver, sobre análise, perspectiva, existência e ausência. Que vai da arte, para a arte de viver e de saber viver. Que reflete o conhecer para compreender ou para se abster do julgamento, pois só julga quem não conhece. É preciso conhecer o conceito, a linguagem, as teorias, mas principalmente se permitir conhecer o ser que habita em cada um de nós: nas crianças, nos familiares, nos professores, nos colegas de sala, de escola, nos gestores e demais membros da comunidade. Conhecer e respeitar as vivências e as experiências de cada ser humano, buscando resgatar o que de fato nos torna seres racionais
Como ser racional e pensante, transcende os limites impostos pelo seu corpo e cria novas realidades, novas coisas, bem como é capaz de se recriar, modificando-se e aperfeiçoando-se. Por meio do pensamento, o homem se projeta no futuro em busca do infinito. O pensamento impulsiona o homem à ação e ele age melhor porque é guiado pela razão.
Após explorar os conceitos e conhecimentos de cada participante, a formação foi encerrada com uma dinâmica encantadora sobre o tema cores: cores primárias, secundárias e terciárias. Na perspectiva de cada um. Que cor tem cada sentimento? Cada pessoa? Cada momento? Se as cores tivessem um som, para você qual seria o som das cores? A partir de então, os participantes foram agrupados de acordo com as cores escolhidas por cada um e com muita criatividade surgiram belos sons de cores representados por meio da música e da expressão corporal.
A Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro agradece a parceria com a FTD Educação que tem proporcionado várias formações aos professores e gestores da rede municipal de ensino.