Professores especialistas da rede municipal de ensino reúnem-se com assessora da editora FTD para formação com o tema “Diálogo e experimentações estéticas”

Professores especialistas em Arte e Educação Física e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Pereira Barreto, reuniram-se com a formadora Amélia Natalina Constante Garcia – Assessora da Editora FTD, no Centro de Formação do Professor “Profª Nilse Emília Garcia Carneiro”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Editora FTD, realizou no último dia 17 (2ªf), uma formação com os professores dos currículos de Arte e Educação Física das Escolas Municipais de Educação Básica, com a finalidade de dialogar e refletir sobre as práticas em sala de aula com estratégias de ensino que influenciam o aprender: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Uma abordagem sobre o olhar que vai além do ver, sobre análise,  perspectiva, existência e ausência. Que vai da arte, para a arte de viver e de saber viver. Que reflete o conhecer para compreender ou para se abster do julgamento, pois só julga quem não conhece. É preciso conhecer o conceito, a linguagem, as teorias, mas principalmente se permitir conhecer o ser que habita em cada um de nós: nas crianças, nos familiares, nos professores, nos colegas de sala, de escola,  nos  gestores e demais  membros da comunidade. Conhecer e respeitar as vivências e as experiências de cada ser humano, buscando resgatar o que de fato nos torna seres racionais

Como ser racional e pensante, transcende os limites impostos pelo seu corpo e cria novas realidades, novas coisas, bem como é capaz de se recriar, modificando-se e aperfeiçoando-se. Por meio do pensamento, o homem se projeta no futuro em busca do infinito. O pensamento impulsiona o homem à ação e ele age melhor porque é guiado pela razão.

Após explorar os conceitos e conhecimentos de cada participante,  a formação foi encerrada com uma dinâmica encantadora sobre o tema cores: cores primárias, secundárias e terciárias. Na perspectiva de cada um. Que cor tem cada sentimento? Cada pessoa? Cada momento? Se as cores tivessem um som, para você qual seria o som das cores?  A partir de então, os participantes foram agrupados de acordo com as cores escolhidas por cada um e com muita criatividade surgiram belos sons de cores representados por meio da música e da expressão corporal.

A Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro agradece a parceria com a  FTD Educação que tem proporcionado várias formações aos professores e gestores da rede municipal de ensino.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]