Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria de Educação realiza reunião de pais da Educação Infantil Municipal

Foram realizadas na  última semana  as  reuniões de pais nas escolas de Educação Infantil do Município. O encontro contou com uma presença maciça de pais e familiares dos alunos que integram a educação municipal.

Foram tratados assuntos como regimento escolar, frequência , adaptação e acolhimento,  uso de telas, a importância da participação de todos os alunos nas oficinas curriculares,  atendimento do NAPE e outros temas conforme  as  necessidades  escolares.

A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola, e é fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e outros pais, as dificuldades, desafios e soluções. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lei 9.39496) deixa clara a importância da participação dos pais no ambiente escolar. “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana…”.

A família, como primeira instituição social formadora da criança, também é responsável por promover o convívio social, o qual deve ter início no ambiente familiar. É necessário que família e escola caminhem juntas, com interação mútua, buscando se adaptar às mudanças necessárias, para uma eficácia na educação e no aprendizado.