Foram realizadas na última semana as reuniões de pais nas escolas de Educação Infantil do Município. O encontro contou com uma presença maciça de pais e familiares dos alunos que integram a educação municipal.
Foram tratados assuntos como regimento escolar, frequência , adaptação e acolhimento, uso de telas, a importância da participação de todos os alunos nas oficinas curriculares, atendimento do NAPE e outros temas conforme as necessidades escolares.
A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola, e é fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e outros pais, as dificuldades, desafios e soluções. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lei 9.39496) deixa clara a importância da participação dos pais no ambiente escolar. “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana…”.
A família, como primeira instituição social formadora da criança, também é responsável por promover o convívio social, o qual deve ter início no ambiente familiar. É necessário que família e escola caminhem juntas, com interação mútua, buscando se adaptar às mudanças necessárias, para uma eficácia na educação e no aprendizado.