Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria Municipal de Educação cria site para orientar pais sobre dicas do que fazer com as crianças no período de quarentena

Site pode ser acessado através da URL: www.pereirabarreto.sp.gov.br/educacao

O isolamento social e a suspensão das aulas alterou, significativamente, a rotina das famílias, que precisam orientar e  convencer os filhos,  que eles não estão de férias, mas combatendo e prevenindo o Cororavírus .

A Secretaria Municipal de Educação já está se organizando para criar estratégias que garantam a efetiva aprendizagem de todos os alunos durante este período. O calendário escolar foi alterado, da seguinte forma:

– Dias 20 a 24 de Abril, antecipados para 23 a 27 de Março de;

– Dias 13 a 16 de Outubro, antecipados para 30 de Março a 3 de Abril;

– Dias 10 a 23 de Julho, antecipados para 6 a 19 de Abril.

A resolução também alterou o dia do planejamento escolar, do dia 24 de Julho para o dia 20 de Abril, como recesso escolar.

Aproveitar o recesso escolar de forma leve e prazerosa sendo que o mais importante neste momento é criar um ambiente organizado e propício para o aprendizado, mas que também não há motivos para pânico, já que este aprendizado deve ser, sobretudo, leve e divertido. É através das brincadeiras que as crianças aprendem a se concentrar, a ter regras pré-estabelecidas, a respeitar os colegas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social.

O maior desafio é o contexto de suspensão das aulas que exige pensar em atividades que preencham o tempo ocioso dos alunos e, ao mesmo tempo, estreitar os laços familiares. Realizar leituras, ajudar na cozinha, organizar a casa e, claro, muitas brincadeiras e aprendizados são ações que possibilitam que as famílias passem por esse momento de tensão de forma mais leve e feliz. A principal informação desse momento é ficar em casa, sem poder sair, afinal, não são férias.

Mas, e agora? O que fazer durante esse período com as crianças? É muita energia acumulada e os responsáveis precisam ter criatividade e paciência, além de cuidado com o tempo dedicado a eletrônicos como, TV, computador, celular e videogame. É preciso se movimentar, se exercitar e gastar energia. Como? Em casa, com as crianças é possível fazer muitas atividades e garantir a segurança de todos, por isso divulgamos aqui algumas sugestões de acesso online.

Conheça vários projetos gratuitos na internet. Clique aqui:
www.pereirabarreto.sp.gov.br/educacao