Secretaria Municipal de Educação cria site para orientar pais sobre dicas do que fazer com as crianças no período de quarentena

Site pode ser acessado através da URL: www.pereirabarreto.sp.gov.br/educacao

O isolamento social e a suspensão das aulas alterou, significativamente, a rotina das famílias, que precisam orientar e  convencer os filhos,  que eles não estão de férias, mas combatendo e prevenindo o Cororavírus .

A Secretaria Municipal de Educação já está se organizando para criar estratégias que garantam a efetiva aprendizagem de todos os alunos durante este período. O calendário escolar foi alterado, da seguinte forma:

– Dias 20 a 24 de Abril, antecipados para 23 a 27 de Março de;

– Dias 13 a 16 de Outubro, antecipados para 30 de Março a 3 de Abril;

– Dias 10 a 23 de Julho, antecipados para 6 a 19 de Abril.

A resolução também alterou o dia do planejamento escolar, do dia 24 de Julho para o dia 20 de Abril, como recesso escolar.

Aproveitar o recesso escolar de forma leve e prazerosa sendo que o mais importante neste momento é criar um ambiente organizado e propício para o aprendizado, mas que também não há motivos para pânico, já que este aprendizado deve ser, sobretudo, leve e divertido. É através das brincadeiras que as crianças aprendem a se concentrar, a ter regras pré-estabelecidas, a respeitar os colegas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social.

O maior desafio é o contexto de suspensão das aulas que exige pensar em atividades que preencham o tempo ocioso dos alunos e, ao mesmo tempo, estreitar os laços familiares. Realizar leituras, ajudar na cozinha, organizar a casa e, claro, muitas brincadeiras e aprendizados são ações que possibilitam que as famílias passem por esse momento de tensão de forma mais leve e feliz. A principal informação desse momento é ficar em casa, sem poder sair, afinal, não são férias.

Mas, e agora? O que fazer durante esse período com as crianças? É muita energia acumulada e os responsáveis precisam ter criatividade e paciência, além de cuidado com o tempo dedicado a eletrônicos como, TV, computador, celular e videogame. É preciso se movimentar, se exercitar e gastar energia. Como? Em casa, com as crianças é possível fazer muitas atividades e garantir a segurança de todos, por isso divulgamos aqui algumas sugestões de acesso online.

Conheça vários projetos gratuitos na internet. Clique aqui:
www.pereirabarreto.sp.gov.br/educacao