Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Agente de Crédito do Banco do Povo de Pereira Barreto participou do 2º Encontro da Caravana do Banco do Povo Paulista

Encontro foi realizado em Presidente Prudente e discutiu ações a serem tomadas para o fortalecimento do Programa.

Agente de Crédito, Arnaldo Tachibana e o Secretário do Emprego, José Luiz RibeiroFoi realizada na última semana, no Salão do Limoeiro, no Campus 2 da Universidade do Oeste Paulista(UNOESTE), em Presidente Prudente, o 2º Encontro da Caravana do Banco do Povo Paulista. Agentes de crédito, gestores municipais e prefeitos do interior e o Secretario do Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro participaram deste evento e, onde comparecerem cerca de 300 pessoas, conforme relata o Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff.

A Unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto esteve representada pelo Agente de Crédito e Gestor Municipal, Arnaldo Takeshi Tachibana.

Durante os encontros foram debatidas as normas e procedimentos sobre solicitações de empréstimos realizados pelos microempreendedores. “A participação foi importante para todos os participantes, principalmente para os agentes de crédito que fazem a análise da viabilidade do negócio; para os gestores, que são responsáveis pela unidade do município; e para os prefeitos, que tiverama noção de que depende do empenho do município para o Banco do Povo funcionar da forma adequada”, afirmou Wolff .

Ainda é destacado pelo diretor-executivo que o objetivo do encontro é “reforçar a importância do Banco do Povo, a questão do microcrédito produtivo e a função dele no desenvolvimento social e econômico de cada município”.

O microcrédito produtivo é concedido para empreendedores formais e informais, microempreendedores individuais e microempresas, ainda conforme Wolff. Os valores vão de R$ 200 a R$ 20 mil e “o investimento pode ser aplicado em equipamentos, matéria-prima e veículos, como também para o setor agrícola”.

O número de empréstimos no início de 2015 foi menor, mas é esperado que até o final do ano chegue ao mesmo patamar do ano passado. “Os níveis estão praticamente os mesmos”, disse o diretor-executivo. “Acredito que com a crise a tendência, no segundo semestre, é aumentar a procura”, completou.

Uma questão que tem sido aplicada pela secretaria é a Escola do Empreendedor Paulista, dando noção ao empreendedor “não se aventurar num negócio sem ter o devido preparo”. “Nosso objetivo é que a pessoa, antes de solicitar um valor no Banco do Povo, ela faça esse curso para otimizar a utilização do recurso e a margem de erro ser bem pequeno”, explicou Wolff.

Em mais de 15 anos de atuação, o BPP beneficiou aproximadamente 345 mil famílias em todo o Estado. As linhas de crédito variam de R$ 200 a R$ 20 mil (pessoas físicas e jurídicas) e podem ser pagas em até 36 meses. Os juros mensais oferecidos são de 0,35%.

Produtores rurais, mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), motofretistas e taxistas também têm linhas especiais de crédito através do Banco.

A unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto está atendendo na Secretaria de Desenvolvimento Economico, localizado na Avenida Cel. Jonas Alves de Mello, nº 1.461, local compartilhado com o PAT e a Sala do Empreendedor, ou também pelos telefones 3746-1000 e 3704-4373, das 09 às 11h30min e das 13h00 às 16h.