Agente de Crédito do Banco do Povo de Pereira Barreto participou do 2º Encontro da Caravana do Banco do Povo Paulista

Encontro foi realizado em Presidente Prudente e discutiu ações a serem tomadas para o fortalecimento do Programa.

Agente de Crédito, Arnaldo Tachibana e o Secretário do Emprego, José Luiz RibeiroFoi realizada na última semana, no Salão do Limoeiro, no Campus 2 da Universidade do Oeste Paulista(UNOESTE), em Presidente Prudente, o 2º Encontro da Caravana do Banco do Povo Paulista. Agentes de crédito, gestores municipais e prefeitos do interior e o Secretario do Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro participaram deste evento e, onde comparecerem cerca de 300 pessoas, conforme relata o Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff.

A Unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto esteve representada pelo Agente de Crédito e Gestor Municipal, Arnaldo Takeshi Tachibana.

Durante os encontros foram debatidas as normas e procedimentos sobre solicitações de empréstimos realizados pelos microempreendedores. “A participação foi importante para todos os participantes, principalmente para os agentes de crédito que fazem a análise da viabilidade do negócio; para os gestores, que são responsáveis pela unidade do município; e para os prefeitos, que tiverama noção de que depende do empenho do município para o Banco do Povo funcionar da forma adequada”, afirmou Wolff .

Ainda é destacado pelo diretor-executivo que o objetivo do encontro é “reforçar a importância do Banco do Povo, a questão do microcrédito produtivo e a função dele no desenvolvimento social e econômico de cada município”.

O microcrédito produtivo é concedido para empreendedores formais e informais, microempreendedores individuais e microempresas, ainda conforme Wolff. Os valores vão de R$ 200 a R$ 20 mil e “o investimento pode ser aplicado em equipamentos, matéria-prima e veículos, como também para o setor agrícola”.

O número de empréstimos no início de 2015 foi menor, mas é esperado que até o final do ano chegue ao mesmo patamar do ano passado. “Os níveis estão praticamente os mesmos”, disse o diretor-executivo. “Acredito que com a crise a tendência, no segundo semestre, é aumentar a procura”, completou.

Uma questão que tem sido aplicada pela secretaria é a Escola do Empreendedor Paulista, dando noção ao empreendedor “não se aventurar num negócio sem ter o devido preparo”. “Nosso objetivo é que a pessoa, antes de solicitar um valor no Banco do Povo, ela faça esse curso para otimizar a utilização do recurso e a margem de erro ser bem pequeno”, explicou Wolff.

Em mais de 15 anos de atuação, o BPP beneficiou aproximadamente 345 mil famílias em todo o Estado. As linhas de crédito variam de R$ 200 a R$ 20 mil (pessoas físicas e jurídicas) e podem ser pagas em até 36 meses. Os juros mensais oferecidos são de 0,35%.

Produtores rurais, mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), motofretistas e taxistas também têm linhas especiais de crédito através do Banco.

A unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto está atendendo na Secretaria de Desenvolvimento Economico, localizado na Avenida Cel. Jonas Alves de Mello, nº 1.461, local compartilhado com o PAT e a Sala do Empreendedor, ou também pelos telefones 3746-1000 e 3704-4373, das 09 às 11h30min e das 13h00 às 16h.