Mesa diretora da Audiência Pública
Construção de trecho da ferrovia no estado de São Paulo beneficiará, pelo menos, 14 municípios da região.
A Audiência Pública tratou sobre a manutenção do trajeto original da ferrovia no trecho que liga Estrela D’Oeste a Panorama, passando por alguns municípios do Noroeste Paulista, como: Sud Mennucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia e Santa Mercedes.
A convocação da audiência deu-se em função da mobilização de políticos do Mato Grosso do Sul para levar o trajeto da extensão da Ferrovia Norte-Sul para o estado, passando por municípios como Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com destino a Porto Murtinho. Diante dessa ameaça, os prefeitos dos municípios que compõem a AMENSP começaram a discussão para comprovar a viabilidade socioeconômica que a construção trará para o Interior de São Paulo.
A Audiência contou com a participação de importantes lideranças políticas do Estado de São Paulo, como os prefeitos da região e de outras cidades do Interior Paulista. O Deputado Estadual Mauro Bragato (PSDB-SP), Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, além de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. (empresa construtora da ferrovia) também compareceram à Audiência.
O Deputado Estadual Mauro Bragato se colocou a disposição para continuar lutando pela malha ferroviária de São Paulo: “como Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, me coloco à inteira disposição para ouvir, opinar e fazer propostas para que possamos no unir para garantir esse investimento, trabalhar cada vez mais juntamente com os políticos não só da região Noroeste como os da região Oeste de São Paulo para somar forças nessa luta” destacou o Parlamentar.
Em seguida, o Superintendente do DNIT, Ricardo Madalena destacou que o Governo Federal espera desenvolver diversas ações na região para atender o planejamento especial, em termos logísticos, para o Interior de São Paulo, gerando desenvolvimento, empregos e integrandos os municípios da região com o Brasil e que a construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul é fundamental para assegurar isso.
O Engenheiro Marcos Cardoso, representante da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. discursou e explanou sobre a viabilidade da construção da Ferrovia na Região: “A Ferrovia Norte-Sul será construída no segmento Estrela D’Oeste-Panorama beneficiando esta região”. Cardoso destacou que foi realizado um estudo que buscou avaliar toda a viabilidade da construção da Ferrovia no Interior Paulista, analisando todos os fatores, desde logística até aspectos socioeconômicos e ambientais. A construção do trecho da Ferrovia foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e é alternativa que representa menor custo e traz maiores benefícios.
A Ferrovia Norte-Sul tem por objetivo escoar a produção agrícola do Brasil através de estradas de ferro adequadas para o transporte. Com uma extensão de mais de 4 mil quilômetros, a Ferrovia Norte-Sul reduzirá os custos de comercialização dos produtos agrícolas no Brasil, dará maior importância para as ferrovias do país, integrará ainda mais as regiões produtoras, trará mais economia com a logística de transportes, possibilitando o aumento dos lucros dos produtores, que poderão investir mais em tecnologia e modernização da produção agrícola.