Audiência Pública realizada nesta segunda-feira assegurou os interesses da região para a construção da Ferrovia Norte-Sul

Mesa diretora da Audiência Pública

Construção de trecho da ferrovia no estado de São Paulo beneficiará, pelo menos, 14 municípios da região.

Prefeito Arnaldo com o Deputado Estadual Mauro Bragato e com o Eng. da VALEC, Marcos CardosoNesta segunda-feira (25), foi realizada na Câmara Municipal dos Vereadores de Andradina, a Audiência Pública que debateu sobre a construção de um trecho da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) no interior de São Paulo. A audiência pública foi idealizada pela AMENSP – Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo e contou com um bom público presente ao local.

A Audiência Pública tratou sobre a manutenção do trajeto original da ferrovia no trecho que liga Estrela D’Oeste a Panorama, passando por alguns municípios do Noroeste Paulista, como: Sud Mennucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia e Santa Mercedes.

A convocação da audiência deu-se em função da mobilização de políticos do Mato Grosso do Sul para levar o trajeto da extensão da Ferrovia Norte-Sul para o estado, passando por municípios como Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com destino a Porto Murtinho.  Diante dessa ameaça, os prefeitos dos municípios que compõem a AMENSP começaram a discussão para comprovar a viabilidade socioeconômica que a construção trará para o Interior de São Paulo.

A Audiência contou com a participação de importantes lideranças políticas do Estado de São Paulo, como os prefeitos da região e de outras cidades do Interior Paulista. O Deputado Estadual Mauro Bragato (PSDB-SP), Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, além de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. (empresa construtora da ferrovia) também compareceram à Audiência.

Público Presente à AudiênciaO Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto e Presidente da AMENSP, Arnaldo Enomoto, presidindo a Audiência, abriu a discussão ressaltando o envolvimento da AMENSP para defender os interesses da construção da ferrovia para a região. Destacou a importância da participação da VALEC na defesa da construção da obra no Interior Paulista, e que espera contar com todas as esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal) para lutar pelos interesses da região. O Prefeito Arnaldo Enomoto ainda ressaltou a importância da AMENSP para trabalhar e buscar o desenvolvimento regional e elogiou a mobilização dos deputados, prefeitos e vereadores dos municípios do interior de São Paulo em não mudar o traçado original da Ferrovia.

O Deputado Estadual Mauro Bragato se colocou a disposição para continuar lutando pela malha ferroviária de São Paulo: “como Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, me coloco à inteira disposição para ouvir, opinar e fazer propostas para que possamos no unir para garantir esse investimento, trabalhar cada vez mais juntamente com os políticos não só da região Noroeste como os da região Oeste de São Paulo para somar forças nessa luta” destacou o Parlamentar.

Em seguida, o Superintendente do DNIT, Ricardo Madalena destacou que o Governo Federal espera desenvolver diversas ações na região para atender o planejamento especial, em termos logísticos, para o Interior de São Paulo, gerando desenvolvimento, empregos e integrandos os municípios da região com o Brasil e que a construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul é fundamental para assegurar isso.

O Engenheiro Marcos Cardoso, representante da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. discursou e explanou sobre a viabilidade da construção da Ferrovia na Região: “A Ferrovia Norte-Sul será construída no segmento Estrela D’Oeste-Panorama beneficiando esta região”. Cardoso destacou que foi realizado um estudo que buscou avaliar toda a viabilidade da construção da Ferrovia no Interior Paulista, analisando todos os fatores, desde logística até aspectos socioeconômicos e ambientais. A construção do trecho da Ferrovia foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e é alternativa que representa menor custo e traz maiores benefícios.

Audiência foi presidida pelo Prefeito Arnaldo EnomotoA Mesa Diretora então respondeu aos questionamentos realizados pelos políticos e pelos presentes e ressaltou mais uma vez a importância da construção do trecho da Ferrovia na Região e que todos os estudos indicam que a Ferrovia será construída no Interior de São Paulo e que somente por pressão política ela não será realizada. Porém, mais uma vez, os políticos presentes garantiram o engajamento na luta pelos interesses da Malha Ferroviária de São Paulo.

A Ferrovia Norte-Sul tem por objetivo escoar a produção agrícola do Brasil através de estradas de ferro adequadas para o transporte. Com uma extensão de mais de 4 mil quilômetros, a Ferrovia Norte-Sul reduzirá os custos de comercialização dos produtos agrícolas no Brasil, dará maior importância para as ferrovias do país, integrará ainda mais as regiões produtoras, trará mais economia com a logística de transportes, possibilitando o aumento dos lucros dos produtores, que poderão investir mais em tecnologia e modernização da produção agrícola.