Agente de Cultura de Pereira Barreto, Gabriela Gonzaga, participou de encontros com dirigentes de Cultura do estado.
A agente participou da palestra “A Cultura Necessita Falar Com Todos”, que ocorreu no Memorial da América Latina, com o objetivo de discutir e restabelecer ações que priorizem e valorizem o desenvolvimento cultural no interior do Estado São Paulo, além de dialogar com os gestores e agentes de cultura. A iniciativa proporcionou a oportunidade de debater a promoção, a integração, a difusão e o fomento da política cultural no estado.
Dentre as principais autoridades presentes no evento, esteve o Secretário de Estado da Cultura José Luiz Penna, o secretário Adjunto Romildo Campello, além de todos coordenadores de todas as pastas da cultura do Estado, falando dos projetos existentes e o andamento no decorrer de 2017. Ainda esteve no local o Diretor Cultural da Abaçaí Toninho Macedo e o ator Nuno Leal Maia. Uma grande notícia divulgada no evento foi o lançamento do ProAC Municípios, a partir do mês que vem, que será uma grande ferramenta de incentivo aos municípios no interior Paulista, com projeto culturais apoiados por empresas particulares.
A Agente de Cultura, Gabriela Gonzaga também participou do 14º Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo). A reunião aconteceu no Museu da Energia de São Paulo e reuniu representantes das 14 regiões administrativas e das duas Regiões Metropolitanas do SISEM-SP, sendo o momento ideal para a revisão do plano de ações do SISEM-SP e a construção de estratégias para o próximo ano.
No encontro foram tratados assuntos desde a estruturação de indicadores de resultado e procedimentos de comunicação a serem adotados nas regiões até a apresentação de resultados de adesão ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), iniciativa aberta a todas as instituições museológicas paulistas no fim de junho, e as futuras estratégias regionais para apoiar e promover as inscrições de novas candidaturas.
Além disso, será também feita uma reflexão sobre os editais do ProAC – Programa de Ação Cultural – para Difusão e Preservação de Acervos Museológicos, a partir da análise histórica de inscrições e premiações desde 2012, e a definição de encaminhamentos para o próximo EPM – Encontro Paulista de Museus, a partir da análise histórica de participação desde 2009.
Também fez parte do encontro, a apresentação da campanha “Sonhar o Mundo”. A iniciativa, cujo tema este ano é “Solidariedade derrubando muros”, visa mobilizar os museus paulistas a refletirem e criarem ações em prol dos Direitos Humanos na semana de 4 a 10 de Dezembro. Em Pereira Barreto, a população encontra o Museu Histórico da Colonização do município, localizado na Rua Hajime Fujimoto nº 1000.