Cultura de Pereira Barreto foi representada em reuniões em São Paulo

Agente de Cultura de Pereira Barreto, Gabriela Gonzaga, participou de encontros com dirigentes de Cultura do estado.

Na última semana, a cidade de São Paulo abrigou reuniões sobre as políticas públicas voltadas a Cultura no estado e a Estância Turística de Pereira Barreto esteve representada nas reuniões pela Agente de Cultura do município, Gabriela Gonzaga.

A agente participou da palestra “A Cultura Necessita Falar Com Todos”, que ocorreu no Memorial da América Latina, com o objetivo de discutir e restabelecer ações que priorizem e valorizem o desenvolvimento cultural no interior do Estado São Paulo, além de dialogar com os gestores e agentes de cultura. A iniciativa proporcionou a oportunidade de debater a promoção, a integração, a difusão e o fomento da política cultural no estado.

Dentre as principais autoridades presentes no evento, esteve o Secretário de Estado da Cultura José Luiz Penna, o secretário Adjunto Romildo Campello, além de todos coordenadores de todas as pastas da cultura do Estado, falando dos projetos existentes e o andamento no decorrer de 2017. Ainda esteve no local o Diretor Cultural da Abaçaí Toninho Macedo e o ator Nuno Leal Maia. Uma grande notícia divulgada no evento foi o lançamento do ProAC Municípios, a partir do mês que vem, que será uma grande ferramenta de incentivo aos municípios no interior Paulista, com projeto culturais apoiados por empresas particulares.

A Agente de Cultura, Gabriela Gonzaga também participou do 14º Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo). A reunião aconteceu no Museu da Energia de São Paulo e reuniu representantes das 14 regiões administrativas e das duas Regiões Metropolitanas do SISEM-SP, sendo o momento ideal para a revisão do plano de ações do SISEM-SP e a construção de estratégias para o próximo ano.

No encontro foram tratados assuntos desde a estruturação de indicadores de resultado e procedimentos de comunicação a serem adotados nas regiões até a apresentação de resultados de adesão ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), iniciativa aberta a todas as instituições museológicas paulistas no fim de junho, e as futuras estratégias regionais para apoiar e promover as inscrições de novas candidaturas.

Além disso, será também feita uma reflexão sobre os editais do ProAC  – Programa de Ação Cultural – para Difusão e Preservação de Acervos Museológicos, a partir da análise histórica de inscrições e premiações desde 2012, e a definição de encaminhamentos para o próximo EPM – Encontro Paulista de Museus, a partir da análise histórica de participação desde 2009.

Também fez parte do encontro, a apresentação da campanha “Sonhar o Mundo”. A iniciativa, cujo tema este ano é “Solidariedade derrubando muros”, visa mobilizar os museus paulistas a refletirem e criarem ações em prol dos Direitos Humanos na semana de 4 a 10 de Dezembro. Em Pereira Barreto, a população encontra o Museu Histórico da Colonização do município, localizado na Rua Hajime Fujimoto nº 1000.