Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Dia do Trabalhador Rural foi comemorado neste domingo

Data lembra para os direitos dos trabalhadores nas lavouras.

As pessoas que trabalham na lavoura são chamadas de trabalhadores rurais, e por mexerem na terra e não estarem confortavelmente instalados em escritórios e nem trajarem terno e gravata, não recebem dos demais o respeito merecido. Ocorre que é dessas mãos calejadas que provem todo nosso sustento diário, pois como muitos não sabem, o arroz, o feijão, o leite, o óleo e muitos outros alimentos, precisam ser semeados, cultivados e depois colhidos, para que só então possam chegar até nossa mesa.

Há bastante tempo, os trabalhadores rurais não tinham seus direitos trabalhistas reconhecidos em lei, ficando à margem dos demais profissionais. Ocorre que, atualmente possuem direitos adequados à complexidade de suas tarefas, podendo trabalhar com maior alegria, pois tem carteira assinada, refeitório para sua alimentação e banheiro privativo, dividido em categoria feminina e masculina.

Pode até parecer bobagem, mas antes isso não funcionava assim, os trabalhadores comiam embaixo de árvores, uma marmita com comida fria, por isso eram chamados de “boia-fria”, recebiam sua remuneração apenas diária e não tinham seus recolhimentos feitos, como o INSS, por exemplo, o que lhes garante a aposentadoria.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto desenvolve no município o Programa Agricultura da Família, que dá apoio para os pequenos produtores com transporte, maquinário e o banco de alimentos para os trabalhadores.