Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Dia Nacional da Luta Antimanicomial aconteceu neste sábado

Portadores de transtornos mentais ainda encontram muito preconceito no Brasil

 

Dia de Combate ao Abuso e a Exploracao Sexual de Criancas e Adolescentes d61e3No Brasil, apesar dos avanços legislativos no campo da saúde mental persiste a violação dos direitos dos portadores de transtorno mental, no presente momento, ainda se faz necessária a continuação da construção de conceitos: que essas pessoas são e devem ser tratadas como sujeitos. Sujeitos de suas escolhas, que em alguns momentos precisam de auxilio e supervisão.

 

As pessoas ainda tem dificuldades em acolher e orientar os familiares e cuidadores dos portadores de doença mental, não tendo tanta clareza nos seus pedidos de ajuda. Alguns pedem que seja feita uma internação por não mais conseguir lidar com a situação de doença, outros por acreditar que seria o melhor a fazer para o doente mental.

 

Em Pereira Barreto está sendo consolidada a rede de atendimento, envolvendo todos os serviços de saúde para atender as necessidades do portador de doença mental respeitando as singularidades: infanto-juvenil, adulto e dependência química.

Objetivando melhor assistir a essa demanda, a Prefeitura Municipal conta com entidades e equipes presentes em Pereira Barreto tais como as Secretarias de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, além da Casa de Recuperação São Francisco de Assis, dos grupos de apoio com vinculação religiosa, o PROERD entre outras. Nas ações conjuntas, é possível aproximar de um vislumbre de um atendimento mais humanizado, com inserção na comunidade de origem do paciente, desconstruindo a figura do “louco” que precisa estar segregado.

Sair da versão mobile