Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Entrega de livros do Projeto Letras ao Vento foi realizada na última semana

Entrega aconteceu na EMEB “Prof.ª Celda Mello de Oliveira”.

Foi realizada na última semana a entrega de livros do Projeto Letras ao Vento, na EMEB “Prof.ª Celda Mello Oliveira”.  Foi a realizada a entrega do livro dos alunos com poemas autorais escritos durante o projeto realizado em 2017. O livro conta com poemas de diversos temas discutidos durante os encontros semanais ministrados pelo escritor e poeta pereira-barretense Luís de Oliveira.

O projeto “Letras ao vento” tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita em crianças das escolas municipais da Estância Turística de Pereira Barreto, além de incentivar a criatividade, a socialização e consequentemente, auxiliar na aprendizagem escolar, servindo como apoio ao conteúdo aplicado dentro da sala de aula.

O projeto conta com clássicos da literatura brasileira e estrangeira, além dos livros de autoria do escritor pereira-barretense Luís de Oliveira, trabalhados em momentos de escrita, reescrita, leitura coletiva e individual, interpretação de texto e dinâmicas que valorizam o raciocínio e a criatividade dos educandos.

A escrita começa com textos de interpretação das leituras de poesias e contos. O aluno é orientado pelo escritor Luís de Oliveira, para que cada dúvida possa ser suprida para que todos consigam absorver a aprendizagem de cada encontro. Sendo assim, os alunos começam a construir seus escritos com maior facilidade, com uma orientação adequada sem perder a originalidade do seu pensamento inicial. Além de todo o incentivo, as crianças têm a oportunidade de conviver e manter um diálogo entre escritor e leitor, criando um laço motivador para que a literatura permaneça como hábito, mesmo após o término do projeto.

O trabalho literário em escolas públicas é fundamental, pois nesses espaços as crianças podem encontrar o incentivo para permanecer no mundo dos livros e assim, se transformar em escritor e/ou em um profissional de sucesso. Por meio das aulas, os mestres podem dar um mundo de possibilidades para melhorar a sociedade utilizando a leitura como reflexão.