Entrega de livros do Projeto Letras ao Vento foi realizada na última semana

Entrega aconteceu na EMEB “Prof.ª Celda Mello de Oliveira”.

Foi realizada na última semana a entrega de livros do Projeto Letras ao Vento, na EMEB “Prof.ª Celda Mello Oliveira”.  Foi a realizada a entrega do livro dos alunos com poemas autorais escritos durante o projeto realizado em 2017. O livro conta com poemas de diversos temas discutidos durante os encontros semanais ministrados pelo escritor e poeta pereira-barretense Luís de Oliveira.

O projeto “Letras ao vento” tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita em crianças das escolas municipais da Estância Turística de Pereira Barreto, além de incentivar a criatividade, a socialização e consequentemente, auxiliar na aprendizagem escolar, servindo como apoio ao conteúdo aplicado dentro da sala de aula.

O projeto conta com clássicos da literatura brasileira e estrangeira, além dos livros de autoria do escritor pereira-barretense Luís de Oliveira, trabalhados em momentos de escrita, reescrita, leitura coletiva e individual, interpretação de texto e dinâmicas que valorizam o raciocínio e a criatividade dos educandos.

A escrita começa com textos de interpretação das leituras de poesias e contos. O aluno é orientado pelo escritor Luís de Oliveira, para que cada dúvida possa ser suprida para que todos consigam absorver a aprendizagem de cada encontro. Sendo assim, os alunos começam a construir seus escritos com maior facilidade, com uma orientação adequada sem perder a originalidade do seu pensamento inicial. Além de todo o incentivo, as crianças têm a oportunidade de conviver e manter um diálogo entre escritor e leitor, criando um laço motivador para que a literatura permaneça como hábito, mesmo após o término do projeto.

O trabalho literário em escolas públicas é fundamental, pois nesses espaços as crianças podem encontrar o incentivo para permanecer no mundo dos livros e assim, se transformar em escritor e/ou em um profissional de sucesso. Por meio das aulas, os mestres podem dar um mundo de possibilidades para melhorar a sociedade utilizando a leitura como reflexão.