Diversos assuntos pertinentes à cultura pereira-barretense foram tratados no encontro.
A reunião foi aberta com os comentários sobre Cia. de Teatro Cid Chagas, que se apresentou no último dia 19 com a peça “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente”, na Casa da Cultura e que também se apresentará no mês de Novembro, na cidade de São Paulo. A próxima apresentação da companhia em Pereira Barreto no dia 04 de Outubro, com a peça “Linhas Tortas”. A Secretária Lúcia pediu a colaboração de todos para que seja possível atrair um grande público para o evento. A questão da venda dos ingressos do teatro, que está sendo cobrado pela primeira vez, com o objetivo de valorizar o trabalho dos atores e também para gerar o hábito na população de pagar para assistir aos espetáculos, também foi abordada.
Outro assunto em pauta, foi o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que está passando por modificações com relação aos representantes e também no que diz respeito ao andamento no conselho. Na nova formação, está como representante da Secretaria de Cultura, a agente de cultura, Gabriela Gonzaga da Costa. Os membros do grupo passarão por uma atividade de capacitação que está prevista para o final do mês, que será utilizada para renovar e adquirir novos conhecimentos.
O Projeto Ponto Mis também foi abordado na reunião. As propagandas veiculadas na Feira Municipal e também na internet estão auxiliando de maneira efetiva o projeto, atraindo um público cada vez maior. Os membros falaram sobre a possibilidade de se criar um grupo para rodas de discussões após os filmes exibidos e a possibilidade de, através de parceria ou doações, arrecadar pipoca para oferecer ao público em todas as sessões de filmes, como forma de incentivo ao público, bem como a aquisição de uma pipoqueira para fazer a venda de saquinhos com pipoca. A professora das FIU (Faculdades Integradas Urubupungá), Renata Valadão, falou sobre a ideia de propor aos alunos do curso de Administração ficarem a frente do projeto na venda da pipoca.
O encontro também tratou sobre o curso de formação para a elaboração de projetos culturais, que é um curso EAD da Universidade da Bahia, que tem como princípio capacitar os alunos e deixá-los aptos a elaborar planos municipais de cultura. O curso teve início no dia 22 de Setembro, e estão participando pela Secretaria de Cultura as funcionárias Gabriela Gonzaga da Costa e Patrícia Miranda. A Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote falou sobre a intenção da capacitação, que é gerar um plano de cultura embasado nas normas municipais, estaduais e federais, relacionadas às 53 diretrizes propostas pela Secretaria do Estado da Cultura através do plano de Diretrizes e Bases.
Os membros do COMCULT abordaram a inscrição das artesãs de Pereira Barreto na SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), em Araçatuba. Os membros destacaram a necessidade de criar nos artesãos o hábito em expôr o trabalho na feira municipal.
Encerrando a reunião, foram abordados aspectos sobre o Concurso Gastronômico, que está previsto para ser realizado no mês de Novembro e terá a fase de cadastro das comidas, degustação e o fechamento, que será na Feira Municipal com premiação por troféus.