Membros do Conselho Municipal de Cultura reuniram-se nesta quinta-feira

Diversos assuntos pertinentes à cultura pereira-barretense foram tratados no encontro.

Os membros do Conselho Municipal de Cultura de Pereira Barreto – COMCULT, reuniram-se nesta quinta-feira (25), na Secretaria de Turismo e Cultura para abordar diversos assuntos relativos à cultura no município. A reunião foi conduzida pela presidente do conselho e a Secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Maria Lúcia de Freitas Sossolote. Estiveram presentes os membros Ivete Giovanini Santana, Gabriela Gonzaga da Costa, Jacqueline de Souza, Marcos Antônio Thereza, Marcos Passeti, Renata Valadão, Márcia Akemi Tatibana e Patrícia de Fátima Miranda.

A reunião foi aberta com os comentários sobre Cia. de Teatro Cid Chagas, que se apresentou no último dia 19 com a peça “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente”, na Casa da Cultura e que também se apresentará no mês de Novembro, na cidade de São Paulo. A próxima apresentação da companhia em Pereira Barreto no dia 04 de Outubro, com a peça “Linhas Tortas”. A Secretária Lúcia pediu a colaboração de todos para que seja possível atrair um grande público para o evento. A questão da venda dos ingressos do teatro, que está sendo cobrado pela primeira vez, com o objetivo de valorizar o trabalho dos atores e também para gerar o hábito na população de pagar para assistir aos espetáculos, também foi abordada.

Outro assunto em pauta, foi o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que está passando por modificações com relação aos representantes e também no que diz respeito ao andamento no conselho. Na nova formação, está como representante da Secretaria de Cultura, a agente de cultura, Gabriela Gonzaga da Costa. Os membros do grupo passarão por uma atividade de capacitação que está prevista para o final do mês, que será utilizada para renovar e adquirir novos conhecimentos.

O Projeto Ponto Mis também foi abordado na reunião. As propagandas veiculadas na Feira Municipal e também na internet estão auxiliando de maneira efetiva o projeto, atraindo um público cada vez maior. Os membros falaram sobre a possibilidade de se criar um grupo para rodas de discussões após os filmes exibidos e a possibilidade de, através de parceria ou doações, arrecadar pipoca para oferecer ao público em todas as sessões de filmes, como forma de incentivo ao público, bem como a aquisição de uma pipoqueira para fazer a venda de saquinhos com pipoca. A professora das FIU (Faculdades Integradas Urubupungá), Renata Valadão, falou sobre a ideia de propor aos alunos do curso de Administração ficarem a frente do projeto na venda da pipoca.

O encontro também tratou sobre o curso de formação para a elaboração de projetos culturais, que é um curso EAD da Universidade da Bahia, que tem como princípio capacitar os alunos e deixá-los aptos a elaborar planos municipais de cultura. O curso teve início no dia 22 de Setembro, e estão participando pela Secretaria de Cultura as funcionárias Gabriela Gonzaga da Costa e Patrícia Miranda. A Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote falou sobre a intenção da capacitação, que é gerar um plano de cultura embasado nas normas municipais, estaduais e federais, relacionadas às 53 diretrizes propostas pela Secretaria do Estado da Cultura através do plano de Diretrizes e Bases.

Os membros do COMCULT abordaram a inscrição das artesãs de Pereira Barreto na SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), em Araçatuba. Os membros destacaram a necessidade de criar nos artesãos o hábito em expôr o trabalho na feira municipal.

Encerrando a reunião, foram abordados aspectos sobre o Concurso Gastronômico, que está previsto para ser realizado no mês de Novembro e terá a fase de cadastro das comidas, degustação e o fechamento, que será na Feira Municipal com premiação por troféus.