Município obteve o 22º lugar dentre todos os municípios do Brasil de acordo com o indíce.
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, é executado pela consultoria METAS Sociais.
O IOEB tem como objetivo apresentar práticas que contribuem para o aperfeiçoamento educacional nas cidades ou estados. O Estudo identifica e oferece oportunidades que servem de inspirações a outros gestores educacionais na abordagem das questões que indivíduos enfrentam em diversas regiões.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
Utilizam como indicadores a proporção de docentes com ensino superior completo, media de hora/aula diária, proporção de diretores com pelo menos 3 anos ou 6 anos de experiência na escola, a taxa de atendimento na educação infantil, IDEB anos iniciais e finais ajustados e taxa liquida de matricula de ensino médio.
O IOEB, portanto, foi construído a partir do reconhecimento de que os resultados dos alunos nas avaliações dependem tanto das oportunidades oferecidas no âmbito da comunidade, como também de suas características individuais e familiares. Cuidar de toda essa cadeia que determina o resultado do indicador passa a ser uma prioridade para a administração municipal.