Pereira Barreto está entre as melhores educações do Brasil, segundo IOEB

Município obteve o 22º lugar dentre todos os municípios do Brasil de acordo com o indíce.

Foi divulgado nesta quinta-feira o mais novo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o IOEB, que aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. Pereira Barreto está em 22º lugar no Brasil, tendo obtido a nota de 5,6, a frente do índice do Estado de São Paulo que é 5,3 e do Brasil que é 4,7.

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, é executado pela consultoria METAS Sociais.

O IOEB tem como objetivo apresentar práticas que contribuem para o aperfeiçoamento educacional nas cidades ou estados. O Estudo identifica e oferece oportunidades que servem de inspirações a outros gestores educacionais na abordagem das questões que indivíduos enfrentam em diversas regiões.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Utilizam como indicadores a proporção de docentes com ensino superior completo, media de hora/aula diária, proporção de diretores com pelo menos 3 anos ou 6 anos de experiência na escola, a taxa de atendimento na educação infantil, IDEB anos iniciais e finais ajustados e taxa liquida de matricula de ensino médio.

O IOEB, portanto, foi construído a partir do reconhecimento de que os resultados dos alunos nas avaliações dependem tanto das oportunidades oferecidas no âmbito da comunidade, como também de suas características individuais e familiares. Cuidar de toda essa cadeia que determina o resultado do indicador passa a ser uma prioridade para a administração municipal.