Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Pereira Barreto tem um dos 25 melhores programas de preservação ambiental do estado

Alunos na Fazenda Santa Terezinha

Secretaria de Estado do Meio Ambiente parabenizou a Administração Municipal pelo sucesso na preservação do meio ambiente.

No segundo semestre de 2012, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo realizou um levantamento sobre as boas práticas para a proteção das águas realizadas pelos municípios paulistas e o Projeto de Recuperação de Nascentes realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi classificado entre os 25 programas de excelência do Estado.

O Projeto de Recuperação de Nascentes é realizado desde 2010  e tem como objetivo ( além da recuperação e proteção dos recursos naturais) a identificação de nascentes, próximas à área urbana prestando-se à visitação e realização de atividades práticas de educação ambiental visando a aproximação dos alunos de escolas  e produtor rural.

O Projeto é realizado na Fazenda Santa Terezinha e a Prefeitura vem instalando desde 2012 várias placas ilustrativas com informações sobre as espécies de árvores, e de animais que existem no local, importância e significado de nascente, mata ciliar e APP. Informa também a identificação da nascente com coordenadas geográficas e a parcerias envolvidas.

O projeto trouxe também a Polícia Militar Ambiental junto à comunidade.

Essas ações pretendem estimular no meio rural o despertar da importância da recuperação e preservação de nascentes, da APP e da conservação do solo e a parceria vem de encontro com outros proprietários municipais o que já começou a ocorrer com a inclusão de duas nascentes do córrego Laranja Azeda nos anos de 2012 e 2013 na Fazenda Laranja Azeda.

Nestes dois anos foram plantadas mais de 1.800 árvores em nascentes. A recuperação das três nascentes contou com a participação de mais de 250 alunos da rede municipal de ensino envolvidos e de vários produtores rurais onde a maioria já participaram também dos eventos de plantio de árvores em APP no município.