Pereira Barreto tem um dos 25 melhores programas de preservação ambiental do estado

 

Alunos na Fazenda Santa Terezinha

Alunos na Fazenda Santa Terezinha

 

Secretaria de Estado do Meio Ambiente parabenizou a Administração Municipal pelo sucesso na preservação do meio ambiente.

 

Alunos fazem o reflorestamento na Fazenda Laranja AzedaNo segundo semestre de 2012, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo realizou um levantamento sobre as boas práticas para a proteção das águas realizadas pelos municípios paulistas e o Projeto de Recuperação de Nascentes realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi classificado entre os 25 programas de excelência do Estado.

 

O Projeto de Recuperação de Nascentes é realizado desde 2010  e tem como objetivo ( além da recuperação e proteção dos recursos naturais) a identificação de nascentes, próximas à área urbana prestando-se à visitação e realização de atividades práticas de educação ambiental visando a aproximação dos alunos de escolas  e produtor rural.

 

O Projeto é realizado na Fazenda Santa Terezinha e a Prefeitura vem instalando desde 2012 várias placas ilustrativas com informações sobre as espécies de árvores, e de animais que existem no local, importância e significado de nascente, mata ciliar e APP. Informa também a identificação da nascente com coordenadas geográficas e a parcerias envolvidas.

 

O projeto trouxe também a Polícia Militar Ambiental junto à comunidade.

 

Essas ações pretendem estimular no meio rural o despertar da importância da recuperação e preservação de nascentes, da APP e da conservação do solo e a parceria vem de encontro com outros proprietários municipais o que já começou a ocorrer com a inclusão de duas nascentes do córrego Laranja Azeda nos anos de 2012 e 2013 na Fazenda Laranja Azeda.

 

Nestes dois anos foram plantadas mais de 1.800 árvores em nascentes. A recuperação das três nascentes contou com a participação de mais de 250 alunos da rede municipal de ensino envolvidos e de vários produtores rurais onde a maioria já participaram também dos eventos de plantio de árvores em APP no município.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2022
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br