Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeito Joãozinho busca viabilização do programa “Internet para Todos” em Pereira Barreto

Chefe do Executivo Municipal esteve em Guararapes no último sábado para um encontro com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, esteve no último sábado (27), em Guararapes, para um encontro com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Na ocasião, Kassab apresentou o programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, que tem como objetivo levar para mais de 40 mil cidades da região de todo o Brasil sinal de internet em locais desprovidas de nenhuma conexão.

O ministro explicou como funciona a habilitação do projeto e promete que, já no mês de fevereiro, vários contratos serão formalizados. A distribuição da internet será realizada por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita terrestre desde maio de 2017. O satélite recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa.

No evento, o Prefeito Joãozinho, além de encaminhar ofício para Pereira Barreto participar do programa, ainda deliberou com o ministro Gilberto Kassab a celeridade dos processos de liberação de sinal digital de televisão das emissoras TV TEM (filiada da Rede Globo) e também da TV Record. Essas duas emissoras estão sem sinal digital em Pereira Barreto, embora estejam já com equipamento pronto para instalar o sinal digital, estão sem autorização da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para operar no município.

Outras emissoras de sinal de televisão aberto até possuem a outorga da ANATEL para operar em sinal digital em Pereira Barreto, porém, em contato com o setor responsável da Prefeitura Municipal, alegaram falta de recursos para aquisição dos equipamentos necessários para utilizar o sinal digital em Pereira Barreto.

Sobre o programa “Internet para Todos”, a intenção da Administração Municipal é implantar a conexão de internet na zona rural de Pereira Barreto para interligar unidades básicas de saúde (UBS) e escolas municipais, que hoje não possuem acesso a internet. Locais como o KM 11, Fazenda Esmeralda e Hortifruti Granjeiro, poderão ser contemplados pelo programa.