Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Professores da Rede Municipal de Ensino participaram do 1º Encontro de Formação do PNAIC

Encontro foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu no final da tarde desta terça-feira (28) o 1º encontro do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), onde participaram todos os professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil do município. O encontro foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

Este ano o PNAIC veio com mais novidades. Além do 1º ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º ano) houve a inclusão dos professores da Educação Infantil (Nível I e Nível II) que trabalharão as perspectivas e as especificidades da leitura e da escrita com as crianças trazendo também suas experiências de trabalho enriquecendo ainda mais o curso de formação PNAIC.

A partir da confirmação da adesão do município ao plano, os professores da Rede Municipal de Ensino reafirmaram seu comprometimento e sua responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças das redes na idade adequada.

Também foram convidados a participar do encontro os professores dos 4º anos e 5º anos pretendendo dar continuidade a alfabetização na perspectiva do letramento e os professores das creches.

O objetivo desse ano é ressaltar a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai ao encontro da Meta 5 do Plano Municipal da Educação (PME), que é universalizar a alfabetização para todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) teve início no ano de 2013 e tem apresentado efeitos positivos no desenvolvimento da alfabetização das crianças no Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) das escolas.