Professores da Rede Municipal de Ensino participaram do 1º Encontro de Formação do PNAIC

Encontro foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu no final da tarde desta terça-feira (28) o 1º encontro do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), onde participaram todos os professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil do município. O encontro foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

Este ano o PNAIC veio com mais novidades. Além do 1º ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º ano) houve a inclusão dos professores da Educação Infantil (Nível I e Nível II) que trabalharão as perspectivas e as especificidades da leitura e da escrita com as crianças trazendo também suas experiências de trabalho enriquecendo ainda mais o curso de formação PNAIC.

A partir da confirmação da adesão do município ao plano, os professores da Rede Municipal de Ensino reafirmaram seu comprometimento e sua responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças das redes na idade adequada.

Também foram convidados a participar do encontro os professores dos 4º anos e 5º anos pretendendo dar continuidade a alfabetização na perspectiva do letramento e os professores das creches.

O objetivo desse ano é ressaltar a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai ao encontro da Meta 5 do Plano Municipal da Educação (PME), que é universalizar a alfabetização para todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) teve início no ano de 2013 e tem apresentado efeitos positivos no desenvolvimento da alfabetização das crianças no Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) das escolas.