Membros do Conselho Municipal de Turismo discutiram diversos assuntos primordiais para Pereira Barreto.
O presidente do COMTUR, Fernando Yabuuti, abriu a reunião agradecendo a presença de todos, e iniciou a primeira pauta da reunião que foi o Plano Diretor de Turismo, criado no ano de 2012. Yabuuti ressaltou que em abril deste ano será realizado o ranqueamento das estâncias turísticas do Estado de São Paulo, onde três estâncias perderão o título de Estância Turística e passarão a serem Municípios de Interesse Turístico (MIT) e três Munícipios de Interesse Turísticos passarão a serem Estâncias Turísticas.
Um dos requisitos que serão avaliados para esse ranqueamento é o Plano Diretor de Turismo atualizado, portanto o Plano Diretor precisa ser atualizado e revisado. O Secretário de Turismo e Cultura, Igor Grespan explanou sobre os projetos existentes no Plano Diretor atual e os principais pontos de que podem ser modificados e os projetos que podem ser inseridos no Plano. Os membros do Conselho solicitaram para que fosse enviado o Plano Diretor existente e o Plano Diretor com as atualizações já feitas, para análise e sugestões.
Uma nova reunião foi marcada para discutir sobre as mudanças e atualizações do Plano Diretor de Turismo, e ela irá acontecer na próxima quarta-feira (28), às 9h30min, também na Secretaria de Turismo.
A Diretora de Convênios, da Prefeitura Municipal, Marli Xavier, falou sobre o projeto de melhorias e adequações de equipamentos na Praia Municipal “Pôr do Sol”, onde será criado um playground, contemplando brinquedos para crianças de até 5 anos e crianças acima de 5 anos. Outra melhoria que será realizada na Praia Municipal é a acessibilidade para os quiosques e cantinas, construção de mesas com churrasqueiras embaixo das árvores, reforma das cantinas e construção de lombo faixas. Esse projeto já foi aprovado pelo Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, juntamente com a 2ª Etapa da Construção do Pavilhão da Feira Municipal e Multieventos e a Revitalização da Avenida Jonas Alves de Mello, no acesso à Praia Pôr do Sol.
Claudio Oliveira, representante da Vigilância Sanitária do município, disse que a lei proíbe o uso do narguilé apenas em lugares fechados ou parcialmente fechados, como é feito com o uso do cigarro. O Tenente da Polícia Militar, Luiz Fernando Feliciani, falou do Projeto de Lei Nº 021/2015, da cidade de Irati, no Paraná, que proíbe o uso de narguilé em espaços públicos, e sugeriu que fosse feito contato com o município citado para obter informações sobre esta Lei e como está sendo aplicada no local. Os membros do conselho decidiram que deve ser realizada uma campanha de conscientização sobre o uso do Narguilé, dos malefícios que são causados por ele e pedindo para que os usuários não utilizem o narguilé próximo às famílias que frequentam a Praia, como também onde haja grande concentração de pessoas, como nos eventos.
Finalizando o encontro, os membros do COMTUR debateram o uso de tendas na Praia “Pôr do Sol”. Atualmente, o decreto que rege a Praia proíbe a instalação de tendas no local, ficando esse uso restrito somete à área de camping, quando esta for reativada. O presidente do COMTUR, Fernando Yabuuti, colocou em votação a utilização de tendas no local, onde a maioria dos membros votou pela permanência da proibição da instalação de tendas na praia, como já acontece atualmente.
O Conselho Municipal de Turismo atua de forma a debater as políticas voltadas para fomentar o turismo em Pereira Barreto, apontando soluções para melhorar o panorama atual. As reuniões acontecem uma vez a cada mês e busca elencar diversas prioridades para alavancar a área turística do município com a participação de integrantes da sociedade pereira-barretense.