Reunião do COMTUR foi realizada nesta quarta-feira

Membros do Conselho Municipal de Turismo discutiram diversos assuntos primordiais para Pereira Barreto.

Os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Pereira Barreto se reuniram na manhã desta quarta-feira (21), na Secretaria de Turismo e Cultura, na Praia “Pôr do Sol”, para discutir assuntos relacionados ao turismo no município. A reunião contou com a presença maciça dos membros titulares do COMTUR, além de representantes da sociedade pereira-barretense e também da segurança do município.

O presidente do COMTUR, Fernando Yabuuti, abriu a reunião agradecendo a presença de todos, e iniciou a primeira pauta da reunião que foi o Plano Diretor de Turismo, criado no ano de 2012. Yabuuti ressaltou que em abril deste ano será realizado o ranqueamento das estâncias turísticas do Estado de São Paulo, onde três estâncias perderão o título de Estância Turística e passarão a serem Municípios de Interesse Turístico (MIT) e três Munícipios de Interesse Turísticos passarão a serem Estâncias Turísticas.

Um dos requisitos que serão avaliados para esse ranqueamento é o Plano Diretor de Turismo atualizado, portanto o Plano Diretor precisa ser atualizado e revisado. O Secretário de Turismo e Cultura, Igor Grespan explanou sobre os projetos existentes no Plano Diretor atual e os principais pontos de que podem ser modificados e os projetos que podem ser inseridos no Plano. Os membros do Conselho solicitaram para que fosse enviado o Plano Diretor existente e o Plano Diretor com as atualizações já feitas, para análise e sugestões.

Uma nova reunião foi marcada para discutir sobre as mudanças e atualizações do Plano Diretor de Turismo, e ela irá acontecer na próxima quarta-feira (28), às 9h30min, também na Secretaria de Turismo.

A Diretora de Convênios, da Prefeitura Municipal, Marli Xavier, falou sobre o projeto de melhorias e adequações de equipamentos na Praia Municipal “Pôr do Sol”, onde será criado um playground, contemplando brinquedos para crianças de até 5 anos e crianças acima de 5 anos. Outra melhoria que será realizada na Praia Municipal é a acessibilidade para os quiosques e cantinas, construção de mesas com churrasqueiras embaixo das árvores, reforma das cantinas e construção de lombo faixas. Esse projeto já foi aprovado pelo Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, juntamente com a 2ª Etapa da Construção do Pavilhão da Feira Municipal e Multieventos e a Revitalização da Avenida Jonas Alves de Mello, no acesso à Praia Pôr do Sol.

A segunda pauta discutida foi o uso de narguilé na Praia Municipal “Pôr do Sol”. O presidente do COMTUR, Fernando Yabuuti, relatou que o uso do narguilé não poderia ser proibido, porém deveria haver um trabalho de conscientização aos usuários, tanto dos prejuízos à saúde causados pelo consumo, como também não utilizar o narguilé próximo às pessoas, especialmente nos eventos, onde se concentra maior número de pessoas.

Claudio Oliveira, representante da Vigilância Sanitária do município, disse que a lei proíbe o uso do narguilé apenas em lugares fechados ou parcialmente fechados, como é feito com o uso do cigarro. O Tenente da Polícia Militar, Luiz Fernando Feliciani, falou do Projeto de Lei Nº 021/2015, da cidade de Irati, no Paraná, que proíbe o uso de narguilé em espaços públicos, e sugeriu que fosse feito contato com o município citado para obter informações sobre esta Lei e como está sendo aplicada no local.  Os membros do conselho decidiram que deve ser realizada uma campanha de conscientização sobre o uso do Narguilé, dos malefícios que são causados por ele e pedindo para que os usuários não utilizem o narguilé próximo às famílias que frequentam a Praia, como também onde haja grande concentração de pessoas, como nos eventos.

Finalizando o encontro, os membros do COMTUR debateram o uso de tendas na Praia “Pôr do Sol”. Atualmente, o decreto que rege a Praia proíbe a instalação de tendas no local, ficando esse uso restrito somete à área de camping, quando esta for reativada. O presidente do COMTUR, Fernando Yabuuti, colocou em votação a utilização de tendas no local, onde a maioria dos membros votou pela permanência da proibição da instalação de tendas na praia, como já acontece atualmente.

O Conselho Municipal de Turismo atua de forma a debater as políticas voltadas para fomentar o turismo em Pereira Barreto, apontando soluções para melhorar o panorama atual. As reuniões acontecem uma vez a cada mês e busca elencar diversas prioridades para alavancar a área turística do município com a participação de integrantes da sociedade pereira-barretense.