Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

CRAS retoma atividades presenciais coletivas com famílias em Pereira Barreto

As famílias de Pereira Barreto atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) voltaram a participar dos encontros presenciais de atividades coletivas. A Coordenadora do CRAS, Elisangela Scarpa, esclarece que esses encontros permitem contextualizar situações de vulnerabilidade e risco e garantem a reflexão sobre direitos sociais. De acordo com ela, o objetivo é proporcionar uma nova compreensão e interação com a realidade vivida.

Os grupos são divididos por modalidades: adultos, idosos e adolescentes e têm por intuito levantar reflexão sobre o tema trabalhado, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos. “O ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro”, completou Elisangela.

A coordenado ainda destacou que a família precisa ser valorizada e apoiada para fortalecer e exercer a sua função protetiva. “O trabalho do CRAS através da equipe, é muito mais do que somente fornecimento de benefício eventual como cesta básica”, disse.

Quem necessitar de atendimentos deve procurar a unidade e realizar um agendamento.

Horário de funcionamento do CRAS:

Das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h.