Data visa consciencializar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.
Para celebrar esse dia, existem 10 passos para uma alimentação saudável que foram criados pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo dar dicas rápidas e práticas à população de como melhorar a sua saúde e qualidade de vida através da alimentação. Não é necessário adotar todos os 10 passos de uma única vez.
Todos podem começar pelo passo que achar mais fácil e depois, gradativamente, ir alcançando todos eles.
– Primeiro passo:
Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
– Segundo passo:
Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais, como arroz, milho, trigo, pães, e dos tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
– Terceiro passo:
Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
– Quarto passo:
Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
– Quinto passo:
Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
– Sexto passo:
Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
– Sétimo passo:
Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
– Oitavo passo:
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
– Nono passo:
Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
– Décimo passo:
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.