Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Dia Nacional de Controle à Asma alerta população sobre os riscos da doença

A asma é uma doença que oferece sérios riscos a saúde do enfermo

Data é celebrada nesta sexta-feira

Um inalador típico, broncodilatador.Nesta sexta-feira (21) é celebrado o Dia Nacional de Controle à Asma, uma das doenças respiratórias de maior incidência e que apresenta diversos riscos à população. A asma atinge os brônquios, que são espécies de ductos que conduzem o oxigênio até os pulmões e recolhem o gás carbônicos, eliminado no processo respiratório. Os brônquios pode contrair ou dilatar conforme as diferentes condições do corpo e do ambiente.

Nas pessoas que são acometidas pela a asma, os brônquios acabam se contraindo muito mais que o normal, dificultando a entra do oxigênio e saída do gás carbônico, podendo acarretar em consequências muito graves para o indivíduo, o que pode levar até a morte.

Nas estações de outono e de inverno, que se inicia nesta sexta-feira, a crise asmático é mais frequente, pois o ar é mais frio e menos úmido, onde ocorre naturalmente a contração do brônquios. Portanto a atenção médica para as pessoas que possuem a doença deve ser dobrada, sendo fundamental o acompanhamento médico periódico, sempre lembrando que automedicação é um procedimento muito arriscado e indevido, causando efeitos colaterais e até agravando a doença. A asma é uma doença muito séria, que como visto, pode oferecer até risco de morte ao enfermo e muitas atividades desenvolvidas no dia a dia dependem de uma boa performance do sistema respiratório humano o que acaba sendo comprometido pela doença, sendo que as crises de asma, quando muito intensas, devem ser imediatamente tratadas em hospitais.