Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Equipe de Saúde finaliza vistoria de moradias em busca de focos criadouros do mosquito da dengue

Trabalhos agora consistem no monitoramento de imóveis desabitados.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem realizando desde a última semana, um trabalho estratégico para evitar o surgimento de novos casos de dengue no município. São diversas ações que estão sendo realizadas e que envolvem todas as secretarias da Administração Municipal.

Uma das ações foi realizada por todos os agentes comunitários de saúde e de vigilância do município, onde as equipes realizaram um arrastão em residências e comércios, com a vistoria dos imóveis em busca de focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Embora o trabalho esteja finalizado nas residências e nos comércios, os pontos críticos, casas desabitadas ou imóveis que apresentaram problemas, irão ser visitados e monitorados até que se resolvam as falhas.

A Administração Municipal está adotando também medidas para mobilizar a população quanto a limpar as residências e verificar a existência de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Equipes de saúde já estão realizando visitas em todas as casas durante a semana, olhando quintais e terrenos.

Todas as secretarias estarão empenhadas oferecendo recursos humanos, veículos, maquinários, além de orientarem a população, através dos mais diversos meios de comunicação, como redes sociais, órgãos da imprensa escrita e falada, além de ações em diversos pontos de circulação de público.

Nesta semana, em parceria com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemia) e a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal deu início a pulverização de inseticida para combater o mosquito transmissor da dengue. O inseticida será aplicado pela equipe da SUCEN até a próxima semana, dia 18 de Fevereiro, desconsiderando o fim de semana. O horário da aplicação será sempre das 18h às 23h.

A ação está obedecendo o seguinte trajeto:

– Até esta quarta-feira (13): imóveis localizados entre as ruas Missao Akissue e Benigno Lopes, sentido Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni à avenida Brasília;

– Quinta (14), sexta (15) e segunda-feira (18): imóveis restantes.

A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura Municipal pede a população que no momento da passagem do carro com o inseticida, cubra os alimentos, frutas e potes de alimentação de animais, abra janelas, boxes de banheiros e portas, levante colchas das camas, não circule nas vias públicas ou permaneça nelas e não permita que crianças e animais corram nas vias públicas em meio a fumaça.