Equipe de Saúde finaliza vistoria de moradias em busca de focos criadouros do mosquito da dengue

Trabalhos agora consistem no monitoramento de imóveis desabitados.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem realizando desde a última semana, um trabalho estratégico para evitar o surgimento de novos casos de dengue no município. São diversas ações que estão sendo realizadas e que envolvem todas as secretarias da Administração Municipal.

Uma das ações foi realizada por todos os agentes comunitários de saúde e de vigilância do município, onde as equipes realizaram um arrastão em residências e comércios, com a vistoria dos imóveis em busca de focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Embora o trabalho esteja finalizado nas residências e nos comércios, os pontos críticos, casas desabitadas ou imóveis que apresentaram problemas, irão ser visitados e monitorados até que se resolvam as falhas.

A Administração Municipal está adotando também medidas para mobilizar a população quanto a limpar as residências e verificar a existência de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Equipes de saúde já estão realizando visitas em todas as casas durante a semana, olhando quintais e terrenos.

Todas as secretarias estarão empenhadas oferecendo recursos humanos, veículos, maquinários, além de orientarem a população, através dos mais diversos meios de comunicação, como redes sociais, órgãos da imprensa escrita e falada, além de ações em diversos pontos de circulação de público.

Nesta semana, em parceria com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemia) e a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal deu início a pulverização de inseticida para combater o mosquito transmissor da dengue. O inseticida será aplicado pela equipe da SUCEN até a próxima semana, dia 18 de Fevereiro, desconsiderando o fim de semana. O horário da aplicação será sempre das 18h às 23h.

A ação está obedecendo o seguinte trajeto:

– Até esta quarta-feira (13): imóveis localizados entre as ruas Missao Akissue e Benigno Lopes, sentido Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni à avenida Brasília;

– Quinta (14), sexta (15) e segunda-feira (18): imóveis restantes.

A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura Municipal pede a população que no momento da passagem do carro com o inseticida, cubra os alimentos, frutas e potes de alimentação de animais, abra janelas, boxes de banheiros e portas, levante colchas das camas, não circule nas vias públicas ou permaneça nelas e não permita que crianças e animais corram nas vias públicas em meio a fumaça.