Pais e educadoras receberam as orientação da equipe da FOA-UNESP
Creches Municipais receberam ações para prevenir cáries nos alunos.
A equipe odontológica da FOA-UNESP, composta por alunos, professores e cirurgiões-dentistas, esteve orientando pais, educadores e agentes comunitários de saúde de todas as creches de Pereira Barreto sobre como proceder na higienização bucal das crianças, mostrando a maneira correta de fazer a escovação dos dentes, por exemplo. Os integrantes da equipe ainda avaliaram as crianças, verificando se elas tinham cáries, ou algum outro tipo de problema relacionado à saúde bucal.
Os integrantes da equipe da FOA-UNESP depois se reuniram na Secretaria Municipal de Educação para um café da tarde juntamente com a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Marialba Carneiro.
O professor da FOA-UNESP e responsável por coordenar o Projeto “Saúde na Primeiríssima Infância”, Wilson Galhego, salientou a importância da universidade atuar em parceria com as comunidades: “Universidade deriva do latim universitas , que significa universalidade, ou seja, algo universal, o todo, e é importante nós sabermos passar esse conhecimento adiante, irradiar o conhecimento para todos. Conseguimos fazer algo muito interessante hoje em Pereira Barreto, trabalhamos com as pessoas. Trabalhar com as pessoas significa deixá-las autônomas, dependentes apenas de si mesmas, para procurar soluções para seus problemas cotidianos, embasadas no saber que difundimos”. O professor Wilson Galhego ainda salientou a qualidade das unidades escolares de Pereira Barreto “esta é uma das cidades mais bem organizada, em termos de estrutura educacional que nós trabalhamos. Pela primeira vez nós pudemos ver pais e mães reunidos dentro das creches, recebendo as orientações, dessa forma o projeto se completou em Pereira Barreto”.
A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, destacou a importância da implantação do projeto em Pereira Barreto: “é fato que 40% das pessoas virão a óbito em decorrência de problemas cardíacos, e desses 40%, 40% terão os problemas cardíacos justamente por problemas relacionados à saúde bucal. Então é muito importante estarmos atentos já com a saúde bucal logo nos primeiros anos de vida. Este trabalho engloba a saúde e a educação, e temos trabalhado na rede municipal de ensino neste sentido, de não somente estarmos preocupados com o conhecimento, mas também com a promoção da qualidade de vida. Ficamos muito felizes com a procura do professor Wilson, que se colocou a disposição de Pereira Barreto, para nos auxiliar nessa busca da melhor qualidade de vida para os nossos alunos. Parabéns a todos os participantes do projeto, ao Luis, que tomou Pereira Barreto como modelo para levar esse projeto até seu país, e sintam-se acolhidos por esta terra” encerrou a Secretaria Marialba.