Equipe odontológica da FOA-UNESP esteve em Pereira Barreto para implantar o Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância”

Pais e educadoras receberam as orientação da equipe da FOA-UNESP

Creches Municipais receberam ações para prevenir cáries nos alunos.

Andréa Takasu e Luis Muripa demonstram as técnicas para uma boa higienização bucal nas criançasA Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto em parceria com a Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(FOA–UNESP) promoveram nesta quarta-feira (18) o início do Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância” nas creches da Rede Municipal de Ensino. O Projeto “Saúde Bucal na Primeiríssima Infância” tem como meta a redução do percentual de crianças com cáries na faixa etária de 0 a 3 anos, matriculados nas unidades escolares de Pereira Barreto.Parte da equipe da FOA era composta por Luis Muripa, Luis Mateus de Almeida, Andréa Takasu e Mariana Vieira de Souza

A equipe odontológica da FOA-UNESP, composta por alunos, professores e cirurgiões-dentistas, esteve orientando pais, educadores e agentes comunitários de saúde de todas as creches de Pereira Barreto sobre como proceder na higienização bucal das crianças, mostrando a maneira correta de fazer a escovação dos dentes, por exemplo. Os integrantes da equipe ainda avaliaram as crianças, verificando se elas tinham cáries, ou algum outro tipo de problema relacionado à saúde bucal.

A Vice-Prefeira Marialba Carneira entrega uma menção honrosa ao professor Wilson GalhegoPara um integrante na equipe, no entanto, o projeto era uma novidade. Luis Muripa é um aluno intercambista de Moçambique, um país localizado no continente africano, e está no Brasil há cerca de um mês. Em Pereira Barreto, Luis pode acompanhar de perto a implantação do projeto e perceber a forma de trabalho da FOA-UNESP. A ideia de Luis é implantar o projeto em seu país: “este projeto é muito interessante para promover a qualidade de vida e da saúde da criança. Com todo o conhecimento adquirido aqui no Brasil será possível promover o projeto em Moçambique”. Luis ainda destacou a estrutura das creches de Pereira Barreto: “a organização chama muito a atenção de todos, existe uma divisão entre as faixas etárias,  com educadores tomando conta das crianças e desenvolvendo atividades com elas a todo instante. É uma forma interessante de estruturar a creche e levarei isso daqui para lá” salientou Luis, que deve retornar para Moçambique no próximo mês.

Os integrantes da equipe da FOA-UNESP depois se reuniram na Secretaria Municipal de Educação para um café da tarde juntamente com a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Marialba Carneiro.

O professor da FOA-UNESP e responsável por coordenar o Projeto “Saúde na Primeiríssima Infância”, Wilson Galhego, salientou a importância da universidade atuar em parceria com as comunidades: “Universidade deriva do latim universitas , que significa universalidade, ou seja, algo universal, o todo, e é importante nós sabermos passar esse conhecimento adiante, irradiar o conhecimento para todos. Conseguimos fazer algo muito interessante hoje em Pereira Barreto, trabalhamos com as pessoas. Trabalhar com as pessoas significa deixá-las autônomas, dependentes apenas de si mesmas, para procurar soluções para seus problemas cotidianos, embasadas no saber que difundimos”. O professor Wilson Galhego ainda salientou a qualidade das unidades escolares de Pereira Barreto “esta é uma das cidades mais bem organizada, em termos de estrutura educacional que nós trabalhamos. Pela primeira vez nós pudemos ver pais e mães reunidos dentro das creches, recebendo as orientações, dessa forma o projeto se completou em Pereira Barreto”.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, destacou a importância da implantação do projeto em Pereira Barreto: “é fato que 40% das pessoas virão a óbito em decorrência de problemas cardíacos, e desses 40%, 40% terão os problemas cardíacos justamente por problemas relacionados à saúde bucal. Então é muito importante estarmos atentos já com a saúde bucal logo nos primeiros anos de vida. Este trabalho engloba a saúde e a educação, e temos trabalhado na rede municipal de ensino neste sentido, de não somente estarmos preocupados com o conhecimento, mas também com a promoção da qualidade de vida. Ficamos muito felizes com a procura do professor Wilson, que se colocou a disposição de Pereira Barreto, para nos auxiliar nessa busca da melhor qualidade de vida para os nossos alunos. Parabéns a todos os participantes do projeto, ao Luis, que tomou Pereira Barreto como modelo para levar esse projeto até seu país, e sintam-se acolhidos por esta terra” encerrou a Secretaria Marialba.