Município desenvolveu ações que tornaram a campanha uma das melhores do Estado de São Paulo.
Nesta terça-feira (24) foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão, transmitida pelo ar, em locais pouco ventilados e com aglomerações.
A doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com potencial de cura. Entretanto, a desinformação, a dificuldade de aderência da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento, são fatores agravantes no controle da tuberculose.
Alguns sintomas envolvem tosse contínua com produção de catarro a mais de 15 dias, febre, suor excessivo pela noite, indisposição e fraqueza, perda de apetite e peso.
Ambientes suscetíveis à contração de vírus, como hospitais e redes de saúde em geral, idade avançada, predisposição genética, desnutrição, uso de drogas ilícitas, entre outros, são fatores que agravam a doença.
Os portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) têm maiores possibilidades de contrair a tuberculose, já que sua imunidade se encontra em um nível muito inferior.
Portanto, é preciso toda atenção a doença. O tratamento é totalmente gratuito e disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.