Prefeitura Municipal se destaca na Campanha contra a Tuberculose

Município desenvolveu ações que tornaram a campanha uma das melhores do Estado de São Paulo.

 

 As ações desenvolvidas pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto na primeira fase da Campanha de “Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose” foram destaque no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. A campanha foi realizada no município no mês de março.

 

Nesta terça-feira (24) foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão, transmitida pelo ar, em locais pouco ventilados e com aglomerações.

 

A doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com potencial de cura. Entretanto, a desinformação, a dificuldade de aderência da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento, são fatores agravantes no controle da tuberculose.

 

Alguns sintomas envolvem tosse contínua com produção de catarro a mais de 15 dias, febre, suor excessivo pela noite, indisposição e fraqueza, perda de apetite e peso.

 

Ambientes suscetíveis à contração de vírus, como hospitais e redes de saúde em geral, idade avançada, predisposição genética, desnutrição, uso de drogas ilícitas, entre outros, são fatores que agravam a doença.

 

Os portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) têm maiores possibilidades de contrair a tuberculose, já que sua imunidade se encontra em um nível muito inferior.

 

Portanto, é preciso toda atenção a doença. O tratamento é totalmente gratuito e disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]