A capacitação dos conselheiros municipais e locais de saúde visa fortalecer a participação popular.
Entendendo a população como parceira na gestão da saúde de um município a prefeitura trouxe uma proposta de fortalecer o controle social e a participação popular nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Daí surgiu à proposta de capacitação e planejamento das ações para o ano de 2012 para os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Gestores de Unidades recentemente criados no município. Essa proposta engloba vários aspectos no quesito participação, e transforma o empoderamento na principal ferramenta para ser utilizada pelos conselhos.
A demanda por um aprimoramento da gestão e das políticas de saúde em nosso município apontou para a necessidade de se aumentar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS, dentre os quais se encontram os conselheiros municipais e locais de saúde.
Surgiu com isso, a capacitação de conselheiros municipais e locais de saúde. A capacitação apresenta para os conselheiros conteúdos sobre a Legislação Vigente SUS– (Lei 8080 -Lei 8142), Sistema de Saúde Regional, Sistema de Saúde Municipal, Papel dos Conselhos e dos Conselheiros (Resolução 333), Planejamento Local para 2012. Contribuindo assim para construir as competências necessárias à melhoria do desempenho de suas atribuições.
A Secretária Municipal de Saúde informou que ao todo serão 24 horas de capacitação, divididas em 6 oficinas. As oficinas foram iniciadas no dia 26 de janeiro e vão até 17 de fevereiro, as datas dos encontros são de acordo com a disponibilidade do grupo.
Oficina com os conselheiros municipais e locais de saúde.
Assessoria de Imprensa