Representantes do Incra/SP e da Conab participaram da reunião para esclarecer duvidas sobre o programa de fornecimento de produtos agropecuários (PAA).
Os representantes do Incra Vinícius Mônaco e da CONAB Nivaldo Maia estiveram participando de uma reunião que aconteceu na quarta feira (29) as 09h na sede da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente com a presença dos representantes das associações de produtores rurais do Terra e Vida; Complexo Hortifrúti Granjeiro; Esmeralda; Olga Benário e Eldorado Carajás; membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; representantes das entidades beneficiadas pelo programa; da Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Yukie Seki Perozim; do Secretário de Governo Mario Silvando do Nascimento e do Vereador Arnaldo Pedroso Coelho. Os representantes vieram visitar e acompanhar o bom andamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) existente a mais de 5 anos no município.
Os técnicos Vinícius Mônaco e Nivaldo Maia já prevendo a renovação do contrato que é realizado anualmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, na oportunidade esclareceram dúvidas existentes quanto às principais ações sobre o fornecimento e distribuição de produtos agropecuários. Estiveram presentes também na reunião representantes dos grupos que recebem os alimentos.
Na ocasião foram sanadas todas as dúvidas existentes quanto o funcionamento do programa, e foi explicado aos agricultores como formar novos grupos e os procedimentos para os grupos já existentes. A modalidade do programa existente no município segue através de compra da agricultura familiar para doação simultânea.
Esta a modalidade é operada pelo município e pelo estado, que foi selecionado através de editais da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN.
Destina-se à aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar as que são de origem agrícola, pecuária, extrativa, ou da indústria familiar, que visa à doação dos alimentos a população em situação de risco alimentar atendidas pelas entidades da rede de proteção social de caráter governamental ou não-governamental. A ação é operada pelo estado, município e pela CONAB e visa promover a articulação entre a produção familiar e as demanda local de suplementação alimentar e nutricional, e os programas sociais de combate á fome. Para tanto são adquiridos produtos dos Agricultores cadastrados e organizados nas associações, em grupos informais em parceria com o estado e o município.
Os alimentos adquiridos são distribuídos na feira municipal de três a quatro vezes na semana, para creches, escolas, abrigos, hospital e para entidades sócio assistenciais que fornecem através de doação de alimentos direcionado para a complementação de refeições oferecidas a pessoas e família em vulnerabilidade social, com iminente risco de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pelo programa.
Participantes da reunião posaram para foto.
Assessoria de Imprensa