Pereira Barreto conta com o Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna que tem como objetivo diminuir os óbitos na cidade.
Nesta segunda-feira (28) é celebrado o Dia Nacional de redução da Mortalidade Materna. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.
Esse tipo de mortalidade é tão preocupante que a Secretaria Municipal de Saúde implantou em Pereira Barreto, o Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna com o propósito de diminuir os óbitos na cidade. O comitê realiza reuniões para discussões sobre como solucionar o problema e lança alternativas em favor da vida.
Entre as causas mais frequentes de mortes maternas estão às doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto.
As equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF de Pereira Barreto realiza um trabalho de acompanhamento das mulheres antes, durante e após o parto, sendo um dos fatores essenciais para a redução das mortes maternas.
É importante que as gestantes vá as consultas de pré-natal com regularidade durante todo o período gestacional, inclusive aderir ao tratamento indicado pelo médico para corrigir afecções decorrentes neste período.
Assessoria de Imprensa