Teve Início no dia 22 um arrastão através das equipes de Controle de Vetores , Agentes de Vigilância do CCZ, Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde, onde percorreram os bairros Lapinha e Vila Marão.
Na manhã de quinta-feira (22), os agentes do Controle de Vetores, agentes vigilância do CCZ, Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde, iniciaram o arrastão para identificar e eliminar locais com objetos que possam ser possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As equipes percorrerão os bairros: Vila Marão, Lapinha, Nova Veneza, Ipê e Cohab.
O arrastão faz parte da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue. Entre os dias 22 e 30 de novembro as equipes de agentes do Controle de Vetores e agentes de Saúde, estarão realizando vistorias nos domicílios (intra e peridomicílio), terrenos baldios e comércios, com objetivo de retirar entulhos e objetos que possam ser possíveis criadouros.
Segundo o coordenador de Campo, o arrastão é uma medida de controle mecânico, mas também está sendo realizado medidas de tratamento com produtos alternativos (sal e água sanitária).Tais medidas são adotadas para ajudar a diminuir a transmissão da doença através da eliminação dos focos do mosquito transmissor Aedes aegypti.
De acordo com a Secretária de Saúde Carmem Silvia G. Paiva, “o arrastão e o trabalho das equipes na orientação e conscientização da população evitam o surgimento de novos casos da Doença e para isso é necessário que a população realize diariamente a eliminação desses criadouros através da coleta de lixo” explica a Secretária de Saúde.
Agentes do Controle de Vetores, agentes vigilância do CCZ, Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde.
Arrastão em terreno baldio.
As equipes percorreram os bairros Vila Marão, Lapinha, Nova Veneza, Ipê e Cohab.
Conscientização da população evitam o surgimento de novos casos da Doença.