Todo o caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações, quanto ao tratamento e controle.
A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto faz um alerta à população sobre o surto de conjuntivite que está acontecendo no estado.
A conjuntivite viral caracteriza-se por olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade, sensação de areia nos olhos com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente, por objetos contaminados (equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos etc.), quando não são observados cuidados de higiene pessoal. Disseminam-se rapidamente em ambiente fechado como escola, creche, escritório, fábricas.
Não existem vacinas contra essa infecção, só medidas preventivas como: cuidados de higiene pessoal, como lavar com freqüência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividades de grupo, enquanto secreção ocular estiver presente, evitar freqüentar piscinas e uso de lentes de contato; limpar com as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70%. Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos 7 dias.
Em caso de aparecimento de qualquer sintoma procure a UBS mais próxima de sua residência.
Assessoria de Imprensa