CRAS realiza Oficinas Empreendedoras oferecendo transformação social na prática

As oficinas empreendedoras do CRAS são uma estratégia essencial para fortalecer e transformar as famílias atendidas, promovendo desenvolvimento pessoal, social e novas oportunidades de geração de renda. Voltadas para usuários do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), as atividades buscam potencializar habilidades, fortalecer vínculos e estimular o protagonismo familiar.

O projeto, regulamentado pela Lei nº 69/2023 e pela Emenda nº 52, integra-se ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e é orientado pelas diretrizes do Trabalho Social com Famílias, promovendo acolhimento, convivência e autonomia para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Objetivos das Oficinas

• Estimular o protagonismo das famílias e de seus membros.
  • Fortalecer vínculos afetivos e sociais entre os participantes.
  • Identificar e desenvolver potencialidades individuais e coletivas.
  • Abrir novas perspectivas para geração de renda.

Público Prioritário

As oficinas atendem principalmente:

• Famílias em acompanhamento pelo PAIF.
  • Beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais.
  • Famílias inscritas no Cadastro Único, com ausência ou insuficiência de renda.
  • Famílias monoparentais chefiadas por mulheres, especialmente com crianças na primeira infância.
  • Famílias com vínculos fragilizados, que vivenciam discriminação racial, étnica ou de gênero, independentemente da renda.
  • Usuários do CRAS participantes de grupos e atividades coletivas na unidade.

Com essas ações, o CRAS promove não apenas o atendimento assistencial, mas também a construção de um caminho para autonomia e integração social, fortalecendo laços e criando oportunidades para uma vida mais digna e participativa.