Vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.
O Zika vírus é uma infecção causada pelo vírus ZILK V, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, febre amarela e da febre chikungunya. Não se sabe ao certo quando o vírus ingressou no Brasil. Hipóteses indicam entre 2014 e 2015.
O vírus ZILK V não é transmitido de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZILK V durante toda a sua vida, transmitindo a doença para a população que não possui anticorpos contra ele.
O ciclo de transmissão
A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado demora em geral de 3 à 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são os mesmos da dengue, tais como:
– febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus ),
– dor nas articulações, mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível edema,
– dor muscular,
– cefaleia e dor retro ocular, ou seja, dor atrás dos olhos.
Existem outros sintomas que podem ocorrer, porém com mais raridade, tais como:
– dor abdominal
– diarreia
– fotofobia ( sensibilidade à luz),
– pequenas úlceras na mucosa oral, dentre outros.
Diagnóstico do Zika vírus
O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico ( exame de sangue ).
Para diferenciar o vírus da Zika da febre chikungunya e da dengue, outros exames podem ser feitos:
– testes de coagulação,
– eletrólitos
– enzimas do fígado,
– contagem de plaquetas, dentre outros.
Tratamento
O tratamento é sintomático, isto é, não há tratamento específico para a doença, somente para aliviar os sintomas.
Não tome medicação sem o conhecimento do seu médico. Os sintomas regridem espontaneamente após 4 à 7 dias. Se você sentir incômodo por mais tempo, volte ao médico para investigar outras doenças.
Ainda não se sabe ao certo sobre as complicações que o Zika pode causar. Recentemente foi relacionado pelo Ministério da Saúde à casos de microcefalia.
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o Zika vírus.
Evite acúmulo de água, coloque areia nos vasos de plantas, limpe as calhas, coloque telas nos aquários de sua residência, seja consciente com o uso de seu lixo e se possível faça uso de repelentes.
Para maiores esclarecimentos procure a UBS a qual você pertence e esclareça todas as suas dúvidas. E lembre-se não tome medicação sem o conhecimento do seu médico.