Na manhã desta quinta-feira (10), profissionais das áreas da saúde e da educação se reuniram em um encontro intersetorial com o objetivo de alinhar estratégias de atuação conjunta no cuidado com o desenvolvimento infantil. A reunião, realizada na sala de reuniões da UBS III , contou com a presença do psiquiatra infantil Dr. Marcos Gulla, referência na área de psiquiatria infantil, que trouxe importantes orientações sobre neurodesenvolvimento e diagnósticos precoces.
Durante sua apresentação, Dr. Gulla destacou a importância da observação atenta de comportamentos e sinais nos primeiros anos de vida, enfatizando que “o diagnóstico precoce é fundamental para que a criança receba o suporte necessário no momento certo, reduzindo impactos futuros no aprendizado e na socialização”.
O especialista abordou também os principais marcos do desenvolvimento infantil, alertando para sinais de alerta em áreas como linguagem, atenção, interação social e coordenação motora. “Nem todo atraso significa um transtorno, mas todo atraso precisa ser investigado com cuidado”, afirmou.
A parceria entre saúde e educação foi destacada como essencial para a construção de uma rede de apoio eficiente. Educadores e profissionais da saúde discutiram como as escolas podem ser espaços privilegiados para identificar mudanças no comportamento das crianças, funcionando como porta de entrada para o cuidado especializado.
O secretário de Educação, Prof. Cidmar Vicentin, reforçou o compromisso em capacitar professores e equipes pedagógicas. “Estamos investindo em formação continuada e criando fluxos de encaminhamento para garantir que nenhuma criança fique sem avaliação adequada”, disse.
Já a secretária de Saúde, Vanessa Silva, ressaltou a necessidade de se manter o acesso aos serviços de psicologia, terapia ocupacional, fonoterapia e psiquiatria infantil na rede pública: “Precisamos garantir que, uma vez identificada a necessidade, a criança tenha atendimento integral”.
O encontro encerrou-se com a proposta de manter reunioes periódicas intersetorial para estreitar diálogo entre os profissionais afim de melhorar ações conjuntas de monitoramento, capacitação e encaminhamento de casos.
A iniciativa foi bem recebida por profissionais, que enxergam na articulação entre saúde e educação um caminho promissor para garantir o pleno desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.






