A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
O que seria do ser humano sem a voz? Sua voz é sua marca. Assim como a impressão digital, cada voz é única e pode ser facilmente identificada. Pela voz é possível identificar sexo, idade, personalidade e estado emocional. Assim as características vocais tem influência direta na comunicação.
Alguns estudos mostram que 5 a 8 % da população apresenta alguma dificuldade vocal que pode prejudicar a comunicação. As dificuldades vocais podem ser maiores nos profissionais da voz – professores, atores, cantores, operadores de teleserviços, vendedores, entre outros.
Por isso, para quem faz uso profissional de sua voz, a prevenção se torna ainda mais importante. A falta de conscientização é tão grande que, mesmo quando a saúde vocal já está bastante comprometida, a maioria das pessoas apela para gargarejos, pastilhas e sprays, pensando que o tratamento está concluído. Na verdade, essas soluções caseiras podem agravar o quadro e devem ser evitadas.
Alguns sintomas como, a rouquidão persistente, cansaço ou esforço ao falar, necessidades de raspar a garganta constantemente, perceber a voz sumindo ou falhando e perda súbita da voz, há mais de 15 dias, é preciso procurar o médico para uma avaliação. O Brasil é um dos países no mundo com maior incidência de câncer de laringe, que está relacionado ao uso de álcool e fumo, a rouquidão pode ser o primeiro sintoma de que há algo errado.
Cuidados com a voz:
– beba 2 litros de água por dia;
– evite o grito, pois este hábito machuca as pregas vocais;
– evite falar alto de mais;
– crianças podem ter problemas de voz. Atenção Família! O exemplo de como usar bem a voz começa em casa;
– evite bebidas alcoólicas em excesso;
– o fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar desde irritação, pigarro, edema, infecção. É considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe.
– cuide das alergias respiratórias com a ajuda de um médico;
– falar de vagar e com boa dicção, melhora a compreensão da mensagem e diminui o esforço vocal;
– o estresse prejudica a sua voz, procure equilíbrio entre o trabalho e o lazer;
– cuidado com a automedicação, alguns remédios pode afetar negativamente a sua voz;
– fazer repouso vocal após uso intenso da voz;
– Mantenha uma alimentação saudável e regular. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal;
E lembre-se rouquidão por mais de 15 dias, procure um especialista.